Prazo para inscrição no Passe Livre vai até o dia 20 de março

0
52

Estudantes do ensino universitário ou técnico que desejam participar do programa de auxílio de transporte Passe Livre Estudantil tem até o dia 20 de março para concluir a inscrição no programa. A informação foi repassada pela Metroplan (responsável pelo programa em nível estadual) às secretarias de educação dos municípios participantes.

O programa teve início no ano passado, subsidiando parte do transporte para alunos que residem em uma cidade e estudam em outra. Apesar de terem sido registrados atrasos nos pagamentos em decorrência do alto número de inscritos – foram 30 mil estudantes em 2014 – os pagamentos foram repassados aos estudantes e devem, segundo o governo do estado, ser mantidos para os semestres de 2015.

 


Programa teve mudanças

Para a etapa 2015 do Passe Livre será possível tanto a renovação dos alunos já participantes como a entrada de novos estudantes. A novidade deste ano é a forma com que o cadastro é realizado. Agora, tanto universitários como alunos do ensino técnico devem acessar o link das respectivas áreas e fazer o preenchimento de uma ficha cadastral que dará direito a uma carteira estudantil. A partir daí, o aluno recebe, via email, a relação de documentos que precisa enviar para a entidade. Uma taxa também é exigida (os dados serão encaminhados no email). Também é importante lembrar que após reunir todos os documentos necessários é importante fazer uma cópia que será destinada pelo aluno à Secretaria de Educação e Cultural de São Sepé (SMEC).

Alunos Universitários devem se inscrever junto à UEE, clicando aqui. Os membros de ensino técnico devem acessar as informações junto à UGES, clicando aqui.

 


O que é preciso para participar?

Para participar do Passe Livre Estudantil é necessário obedecer algumas exigências como comprovar a renda per capta familiar de no máximo um 1,5 salário (soma da renda de todo grupo familiar divida pelos integrantes). As medidas estão explicadas no email que o estudante recebe após fazer a inscrição nos links acima.

Também é necessário que o aluno esteja cadastrado em alguma associação de estudantes do município. Os estudantes que viajam em linhas já tradicionais como Lima Tur, Super Tur e JM, dentre outras, automaticamente fazem parte das associações de cada grupo. A necessidade de estar em uma associação se dá em virtude da realização dos pagamentos. No cadastro da ficha online é pedido um código da linha dos transportes, número que pode ser conseguido junto as empresas de transporte. Entretanto, já há códigos divulgados como Super Tur – 7525, Lima Tur – 3706 e JM – 4359.

 

 

Texto: A.I. Prefeitura Municipal de são Sepé / Foto: Divulgação