Polícia Federal faz buscas em casa de Lula e ex-presidente deve depor

0
70
 ppci - resfria - popular

1606410
A  24ª fase da Operação Lava Jato iniciou por volta das 6h desta sexta-feira, 4. E foi  em uma das casas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que os policiais iniciaram a operação. Além do imóvel, em São Bernardo do Campo, são feitas buscas em pontos em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. O Instituto Lula também está nos planos da PF. A casa de Fábio Luíz Lula da Silva  (o Lulinha), também é alvo das investigações.
O ex-presidente deve prestar esclarecimentos, segundo a Polícia Federal. O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, também é alvo de outro mandado de condução. A PF ainda está decidindo onde os investigados serão ouvidos.
A ação foi batizada de “Aletheia” e é uma referência a uma expressão grega que significa “busca da verdade”.

Ao todo, foram expedidos 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva – quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento. Duzentos policiais federais e 30 auditores da Receita Federal.

No Rio de Janeiro, os mandados estão sendo cumpridos na capital, assim como na Bahia. Já em São Paulo, os municípios em que a operação é realizada são: São Paulo, São Bernardo do Campo, Atibaia, Guarujá, Diadema, Santo André e Manduri.

Conforme a PF, a ação foi deflagrada para aprofundar a investigação de possíveis crimes de corrupção e lavagem de dinheiro oriundo de desvios da Petrobras. A Operação Lava Jato começou em março de 2014 e investiga um esquema bilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas

 

Fonte: G1.com / Foto: reprodução

 

Guilherme Motta