Pela primeira na vez na história, Novena do Divino Espírito Santo será exclusivamente virtual

0
107
Foto: arquivo/Bruno Garcia


 

Foto: arquivo

 

A 141ª Festa do Divino Espírito Santo precisou se reinventar em 2020 devido a proibição de aglomerações em meio à pandemia de coronavírus. Neste ano, a programação será feita de forma online, com a transmissão das celebrações na igreja matriz de portas fechadas. A previsão é que ocorram as missas de 5 a 13 de junho, sempre no mesmo horário, 19h, transmitidas através do perfil da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, inscrito na rede social Facebook.

A maneira encontrada para preservar uma tradição centenária, que se funde com a história de São Sepé, foi bem recebida pela comunidade. “Mesmo em tempos de pandemia não podemos interromper a festa do Divino e a novena em si ela é esperada ano a ano pelos devotos”, afirmou o pároco Gerson Gonçalves, que será o celebrante das nove noites de missas.

O lema da festa neste ano, escolhido antes da pandemia começar, é sugestivo: “No Espírito Santo, a certeza do olhar de Deus e o cuidado com a vida”. “Nesse momento mais do que nunca é necessário termos fé, precisamos também ser prudentes por isso a escolha por uma novena virtual”, destacou Edila Rosa Andrade, que ao lado do marido Olmiro Andrade, é o casal de festeiros que foram escolhidos por liderar a comissão da festa nesse ano.

Outro ponto alto da programação lembrado pelos devotos do Divino, são a venda e o sorteio de prêmios no salão paroquial. Devido as normas de saúde de distanciamento social, nenhuma destas ações poderão ser feitas. “Os devotos sentem falta do preparo dos doces, das bandeiras que infelizmente não passaram nas casas, das doações que são feitas, mas não interrompemos a maneira de expressar a fé”, refletiu o padre. Em 2019 foram confeccionados mais de 60 mil doces nos nove dias de festa, que também possui um caráter solidário, pois metade da arrecadação é destinada para sete entidades sociais de São Sepé. Infelizmente, em 2020 não haverá esse repasse devido a não realização da festa.

A transmissão será viabilizada por meio de um link de 50mb da RuralTec provedor de intenret.

 

Campanha para os fiéis

A comissão organizadora da festa em 2020 pensou em outra ação para aproximar os fiéis do divino, solicitando que sejam entregues na secretaria da paróquia fotos de famílias ou pessoais, que serão colocadas nos bancos no interior da igreja, simbolizando a presença de cada devoto do Espírito Santo.

Outra tradição que não foi quebrada, é a alvorada festiva que anuncia o início da novena. Ela acontece sempre na manhã do primeiro dia de missa, sexta-feira no caso, percorrendo as principais ruas dos bairros de São Sepé.

Os devotos que todos os anos cumprem a promessa de participarem das missas na igreja matriz, além de assistirem a novena no conforto de suas casas, também podem participar fazendo a doação de alimentos na paróquia de São Sepé que depois serão distribuídos para as famílias carentes do município. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (55) 3233-1161.

 

Telefones para contato e mais informações

Padre Gerson Gonçalves (55) 99939-1668

Edila Andrade (Festeira) (55) 99603-9281

Paróquia São Sepé – (55) 3233-1161

 

 

Texto: Mateus Barreto