Operação Combate ao Abigeato será desenvolvida em São Sepé

0
263

No mês de Novembro até dia 30, será realizada a “Operação Combate ao Abigeato” com a implementação de uma patrulha em São Sepé. A finalidade desta ação é coibir delitos na área rural do município.

Serão repassados recursos do Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPO), de Porto Alegre, para serem usados exclusivamente na operação. Também, serão organizadas reuniões preparatórias com os produtores e Sindicato Rural, para apresentar o trabalho que será feito e o sargento e equipe que serão destacados para o município.

Na última semana, o Prefeito João Luiz cumpriu agendas em Porto Alegre e tratou sobre a pauta. “Entendo que o assunto não é da secretaria do Beto Fantinel, mas como Deputado sempre foi muito atuante nesse tema, por isso recorri ao Secretário”, destacou o Prefeito.

Em 2021 foi implantado no município o software “Marca e Sinal”, de combate ao abigeato, tornando São Sepé a segunda cidade no estado a adotar esse programa.

A medida é de fundamental importância para o criador controlar melhor o seu rebanho e para os órgãos policiais e de fiscalização que precisam consultar as identificações de propriedades dos animais, principalmente na prevenção de abigeatos.

Hoje, o município encontra-se com todas as marcas digitalizadas e cadastradas no sistema, que contemplam as espécies: bovinos, caprinos, ovinos, bubalinos, equinos e muar.

Agora, o próximo passo é disponibilizar o sistema para os órgãos de segurança pública do município. A medida foi adotada pelo município após a aprovação do Executivo de um Projeto de Lei, que teve como proponente o Vereador Humberto Stoduto.

Informações: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal. Por Camila Fogliarini.