O celular como ferramenta de estudo – Pedro Corrêa

0
119


 

A internet, sobretudo o smartphone, veio para facilitar a vida das pessoas. Hoje, por meio do celular é possível pagar contas, fazer transações bancárias e videoconferências.

São tantas funções que o telefone hoje já é ferramenta de trabalho e, também, de estudo. Engana-se quem pensa quem o celular é um vilão dos estudos. O uso excessivo das redes sociais, sim, pode ajudar na distração e refletir em baixo rendimento estudantil, porém, é possível unir as duas coisas: celular e estudo.

Existem aplicativos que auxiliam, organizam e ajudam na compreensão dos conteúdos. Um exemplo é o aplicativo criado pelo G1, portal de notícias online do grupo Globo. O G1 ENEM, é uma ferramenta online usada para quem quer fazer ENEM, ou está no ensino médio e deseja apenas reforçar o conteúdo passado em sala de aula. O aplicativo divide as questões por área de conhecimento da prova, ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. O usuário responde as questões e, no final de cada ciclo, é possível medir o rendimento do aluno. Além de responder as questões, o app conta com vídeo aulas, com explicações de professores de cursinhos renomados. É possível jogar sozinho, ou desafiar alguém por meio do “desafio aleatório”.

Outro aplicativo para quem busca aprovação no ENEM ou em vestibulares é o “ENEM Game”, um app de perguntas e respostas que ajuda a memorizar as matérias. São mais de 5 mil perguntas disponíveis no jogo. As questões são retiradas de bancas de vestibulares e, também, que já caíram na prova. O app ainda dispõe de um ranking para que o aluno tenha um parâmetro da média estadual e nacional.

Já para os pequenos, tem o GooseChase. No aplicativo, é possível criar tarefas que prendem a atenção da criança e facilitam no aprendizado. É possível o educador criar caça ao tesouro, por exemplo, com perguntas e conteúdos relacionados ao que a criança está aprendendo na escola.

O “ABC do Bita” funciona como um alfabeto interativo. Com joguinhos que desenvolvem raciocínio lógico, e também, ajuda a desenvolver a coordenação motora dos pequenos. Com cada letra é possível criar joguinhos com animações que ajudam na compreensão e entendimento.

Viu só? O celular é ajuda nos estudos. Todos os apps mostrados nesta coluna são gratuitos e estão disponíveis para Android e iOS. Existem diversas ferramentas que, por meio do celular, ajudam nos estudos, pesquise a que mais se encaixa com o seu estilo e bora aprender!

 

 

Pedro Corrêa

Jornalista e Especialista em Mídias Sociais e Digitais pela UFN