Hospital São Francisco de Restinga Sêca teve seu novo contrato avaliado por comissão.

0
144

A Comissão de Acompanhamento e Controle do Contrato do Hospital de Caridade São Francisco (CAC) fez, no dia 28 de novembro, a primeira reunião de monitoramento do novo contrato. A Secretaria Municipal de Saúde de Restinga Sêca mudou o contrato do hospital em 29 de maio deste ano, incluindo metas de qualidade na prestação dos serviços que exigem mudanças na postura do hospital para que sejam atingidas. Além de qualidade, o hospital precisava provar produção suficiente de serviços prestados aos pacientes através do SUS.

Em quatro horas de análise, a CAC pontuou cada meta do contrato e deu parecer favorável para o período analisado referente aos meses de julho, agosto e setembro, apontando ressalvas em itens que ainda precisam melhorar. O próximo período referente aos meses de outubro, novembro e dezembro deve ser analisado pela comissão em março de 2024. Se no acumulado de 2023 o hospital não cumprir alguma meta satisfatoriamente, a Comissão pode determinar o desconto de valores no contrato que a entidade possui com o município.

“Viramos uma chave histórica. Estamos há um ano promovendo profundas reformas de gestão tanto em questões internas do hospital, quanto na relação de contrato que a instituição possui com o SUS através da Prefeitura. Com a mudança de contrato realizada em maio, apertamos o cerco para que o hospital mude a postura e entregue serviços com mais qualidade, metas e indicadores que precisam ser atingidos para a entidade não perder recursos. A primeira reunião de monitoramento do contrato comprovou que estamos no caminho certo, com resultados muito positivos e também com apontamentos sobre as melhorias que ainda precisam ser realizadas. Isso nos deixa muito felizes, pois antes de mudarmos o contrato, sequer se tinha o diagnóstico do que era necessário melhorar. Estamos definitivamente dentro dos trilhos, e assim o hospital deve seguir”, analisa o secretário de Saúde de Restinga Sêca, Norton Soares.

A Comissão de Acompanhamento de Contrato, nomeada pela Secretaria Municipal de Saúde, é composta pelos seguintes integrantes: Dr. João Francisco Paz Diniz e Helemilton Silveira Machado, representantes do Conselho Municipal de Saúde; Gisele Lima Lopes Hatschbach e Marília Machado de Oliveira, representantes do Hospital São Francisco; Ana Claudia Machado Martins e Michele Bolzan Rosa, representantes da Secretaria Municipal de Saúde; Mateus Freo Ruviaro e Geovane Batista Concari, representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul; e Alessandra Gamermann e Bárbara Parnov Machado, representantes da Secretaria Estadual de Saúde.

Fonte. Tribuna de Restinga