Neurocirurgias começam a ser realizadas no Hospital Regional de Santa Maria

0
213
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini


 

Inaugurado no final de julho, o serviço de média complexidade de neurologia no Hospital Regional de Santa Maria começou a realizar cirurgias na última quarta-feira, 17. A equipe médica da instituição realizou duas neurocirurgias chamadas de bloqueio prolongado de sistema nervoso. De acordo com o diretor-geral do Regional, Geison Rosa Farias, os dois pacientes se recuperam bem, já fora da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no início da tarde de quinta, 18.

Na próxima semana, a partir de segunda-feira, 22, estão programadas entre cinco e 10 cirurgias de média complexidade da especialidade. Farias explica que a ideia é aumentar progressivamente o número de procedimentos, até atingir a meta contratada de 40 neurocirurgias mensais pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, para neurologia, o hospital ainda oferece 240 consultas e mais de 200 exames necessários para contemplar toda a linha de cuidado nesta área.

“Queremos suprir a demanda da região, oferecer a melhor assistência possível aos pacientes que ficam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou emergências de outros hospitais que não possuem a capacidade técnica de resolver casos de média complexidade em neurologia”, diz o diretor-geral.

A previsão é que o Regional feche agosto com a realização, no mês, de mais de 120 cirurgias, incluindo as demais especialidades: cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia traumatológica e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE).