MP vai pedir absolvição de pais de vítimas da Kiss processados por promotores

0
88
Foto: André Ávila/Agencia RBS


Foto: André Ávila/Agencia RBS

O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, anunciou que o Ministério Público (MP) pedirá a absolvição dos pais de vítimas da tragédia na boate Kiss processados pelo próprio MP por supostas ofensas a honra de promotores de Santa Maria. A decisão foi anunciada na segunda-feira, 26, após julgamento de uma ação movida por um dos pais pelo Tribunal de Justiça.

Por 20 votos a 2, os desembargadores julgaram improcedente a “Exceção da Verdade”, que é uma espécie de defesa dos réus em ações de calúnia, com o objetivo de dizer que estavam falando a verdade.

As denúncias contra três pais de vítimas foram movidas pelo MP após representação feita pelos promotores Joel Dutra, Mauricio Trevisan e Ricardo Lozza. Eles se sentiram ofendidos com cartazes que continham fotos de promotores e do então prefeito de Santa Maria e atual secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, afirmando que eles sabiam que a boate estava irregular.

“Ministério Público e seus promotores também sabiam que a boate estava funcionando de forma irregular”, era uma das frases no cartaz.

Fabiano Dallazen disse que a opinião pública pesou na decisão, mas que principalmente o MP atingiu seus objetivos. O pedido de absolvição será protocolado nesta terça-feira na Justiça de Santa Maria, onde tramitam duas ações criminais contra três pais de vítimas da tragédia.

“Com o ajuizamento dessas ações houve a cessação dessas ofensas e com o julgamento do TJ comprovando que o MP agiu dentro da legalidade”, disse Dallazen.

A defesa dos pais adianta que vai recorrer da decisão do TJ para comprovar que houve omissão do MP para resultar na tragédia que matou 242 pessoas em 2013.

 

 

Fonte: Rádio Gaúcha