Movimento Eco Cultural e prefeitura municipal de São Sepé participam de celebração pelo Dia da Consciência Negra

0
174


 

O dia 20 de novembro é um dia de reflexão e luta sobre a Consciência Negra. A data serve para celebrar a cultura negra e, também, debater o racismo estrutural que ainda é praticado, no Brasil e no mundo. No ano passado, o assunto ganhou mais visibilidade com a temática “Vidas Negras Importam”, após a polícia americana assassinar por asfixia um homem negro. Aqui no Brasil, um segurança de um supermercado mundialmente conhecido, matou um rapaz negro dentro de uma das lojas.

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra e com o objetivo de instigar o debate e representatividade na cultura negra na sociedade, o Movimento Eco Cultural e a Prefeitura Municipal participaram de atividades de arte e cultura na Comunidade Quilombola do Passo dos Brum, no terceiro distrito de São Sepé.

A ação foi realizada pela Fundação Afif em parceria com o Movimento Eco Cultural. “O Dia da Consciência Negra é uma data simbólica, pois todos os dias são dias de luta para os negros. A atividade realizada em São Sepé é muito importante para a valorização do quilombo e deve ser repetida em outros momentos”, destacou o Vice-prefeito e Presidente da Fundação Afif, Fernando Vasconcellos.

No local, além de oficinas de dança, roda de samba e um almoço com gastronomia típica africana, a equipe da saúde municipal realizou avaliações de rotina na população, como medição de pressão, exames de glicose.