Moradores dos bairros Hípica e Zenari fazem protesto em São Sepé

0
173
Moradores queimam pneus e bloqueiam estrada. Foto. Pedro Corrêa.

Moradores queimam pneus e bloqueiam estrada. Foto: Pedro Corrêa.

Os moradores dos bairros Zenari e Hípica e demais vizinhos se reuniram na tarde desta quarta-feira, 5, para cobrar melhorias do poder público sepeense. A poeira constante e a falta de reparos que amenizem o problema foram as principais pautas do protesto. Os manifestantes bloquearam com pneus, pedras e madeira a estrada de acesso aos bairros e ao Tupanci, ocasionando interrupção no trânsito do local.

De acordo com alguns moradores, a prefeitura prometeu molhar a área para amenizar a situação. Durante o protesto, um caminhão do Corpo de Bombeiros estava no local atirando água na estrada para baixar a poeira da estrada. Os moradores reclamam que a poeira afeta a rotina deles, tanto nas tarefas domésticas, como nas atividades de lazer e na saúde das pessoas.

Jamile Alfama Pacheco, de 27 anos, diz não aguentar mais o descaso do poder público com o local. Ela tem um filha de nove anos que sofre de fibrose cística, que afeta os pulmões e o pâncreas. De acordo com a moradora, a filha precisa fazer várias aspirações respiratórias durante o dia. Todos os anos a menina é internada e a poeira afeta a saúde da criança.

Os moradores alegam que os problemas são comuns e ainda não foram resolvidos. Em 2013, o Ministério das Cidades prometeu cerca de R$ 11 milhões para realizar obras no trecho da Hípica até a Associação dos Funcionários da Cotrisel (AFC), porém o governo cortou o recurso para 1,5 milhão de reais, e até agora ainda não repassou o dinheiro para a prefeitura.

O vereador Élcio Teixeira (PMDB) esteve no local e disse apoiar a causa. Segundo ele, é preciso que o Legislativo Municipal esteja atento às demandas do município. O parlamentar disse ainda que já foi feito um pedido de providência para o local e que é aguardada uma resposta.

Os moradores da localidade disseram à nossa reportagem que já foram realizados inúmeros protestos e abaixo-assinados pedindo solução para a prefeitura. Segundo uma pessoa que não quis se identificar, essa semana houve pelo menos quatro episódios de risco na estrada, que quase resultaram em acidente. O morador disse também que nessa época de safra o trânsito de caminhões é intenso e que, às vezes, os motoristas passam dos limites. Segundo relato, já aconteceu de condutores apostarem “pegas” (corridas) de carreta na estrada.

Caso não surta efeito, o grupo pretende realizar medidas semelhantes na próxima semana, desta vez, no Bairro Zenari.