Ministério da Saúde entrega 14 micro-ônibus para ampliar transporte de pacientes do SUS no Rio Grande do Sul. São Sepé foi contemplado com uma unidade.

0
13
cientes do SUS no Rio Grande do Sul. São Sepé foi contemplado com uma unidade.
Veículos do programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde vão reforçar o acesso da população a consultas, exames e tratamentos especializados em 14 municípios gaúchos.
Para garantir o transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisam se deslocar para atendimento em municípios no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde entregou, nesta sexta-feira (3), 14 micro-ônibus destinados a trajetos superiores a 50 quilômetros até os serviços de saúde. A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde e tem como objetivo ampliar o acesso da população a consultas, exames, cirurgias e tratamentos contínuos, como oncologia e hemodiálise.
A cerimônia foi realizada no Parque de Eventos da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul, e contou com a presença da superintendente estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul, Maria Celeste. Durante o evento, ela destacou que a iniciativa representa mais do que investimento em infraestrutura: significa acesso, dignidade e cuidado para quem mais precisa.
“Aqui no Rio Grande do Sul, estamos concretizando mais uma etapa importante para fortalecer o SUS. Hoje, entregamos 14 veículos, de um total de 24 destinados ao estado, ampliando o acesso da população gaúcha aos serviços de saúde, especialmente para quem depende do transporte público para garantir seu direito ao cuidado”, afirmou a superintendente.
“Essa é a marca de um governo que entende que saúde não pode esperar. Reduzir filas, garantir diagnóstico precoce e assegurar tratamento adequado é salvar vidas”, completou.
Os municípios contemplados com os micro-ônibus são: Cristal, Charqueadas, Arroio dos Ratos, São Sepé, Restinga Sêca, São Francisco de Assis, São Gabriel, Tavares, Cidreira, Imbé, São Miguel das Missões, Alegria, Nonoai e Caçapava do Sul.
A ação faz parte do Novo PAC Saúde e, em âmbito nacional, prevê a entrega de 3,3 mil veículos, com investimento de R$ 1,4 bilhão. É a primeira vez que o Ministério da Saúde realiza a compra e a oferta direta de transporte sanitário para estados e municípios, enfrentando um dos principais obstáculos no acesso à saúde especializada: a distância entre o local de residência do paciente e os serviços de média e alta complexidade.
Dos 3.300 veículos adquiridos, 1.824 serão entregues diretamente às prefeituras para uso em múltiplas finalidades, enquanto outros 1.476 serão destinados ao transporte de pacientes em tratamento de radioterapia e hemodiálise.
No Rio Grande do Sul, 72 veículos serão destinados diretamente a municípios para uso em múltiplas finalidades, enquanto outros 105 atenderão ao transporte de pacientes em radioterapia e hemodiálise. A definição dos municípios contemplados com esses veículos será pactuada entre o estado e as prefeituras no âmbito da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Os veículos voltados ao atendimento de pacientes em radioterapia e hemodiálise serão distribuídos pelas macrorregiões de saúde, permitindo que gestores locais organizem rotas, fluxos e modalidades de transporte de acordo com a realidade de cada território.
A destinação dos veículos do programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde segue critérios técnicos que consideram as desigualdades no acesso aos serviços especializados e a organização regional do SUS. A previsão é que todas as macrorregiões de saúde do país sejam contempladas, com prioridade para aquelas com maior número de casos de câncer e maior dependência da rede pública.
Para o transporte de pacientes em radioterapia, a divisão considera a oferta de serviços com aceleradores lineares e a necessidade de deslocamento dos usuários. Já no caso da hemodiálise, os critérios levam em conta a distância até os serviços de terapia renal substitutiva. A definição do modelo de uso dos veículos será pactuada entre o estado e os municípios na respectiva Comissão Intergestores Bipartite.
Ministério da Saúde