Mineradora de grande porte prepara instalação nas Minas do Camaquã

0
51

ppci - resfria - popular


A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, acompanhou nesta quinta-feira, 5, uma equipe da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) que realizou vistoria técnica para avaliar a viabilidade de instalação de uma mineradora de grande porte na localidade de Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul.

O empreendimento, cujo pedido de licença prévia já foi protocolado na Fepam, é do Grupo Votorantim, que deverá realizar no local a exploração de minerais metálicos. A estimativa da empresa é produzir 37 mil toneladas ao ano de concentrado de chumbo e outras 20 mil toneladas de concentrado de zinco no mesmo período.

A produção dos minérios será destinada ao uso industrial, sendo que parte da produção deverá ser exportada através do Porto de Rio Grande.

Ana Pellini lembra que o empreendimento deverá se instalar na mesma região em que o empresário ítalo-brasileiro Francesco Matarazzo Pignatari, conhecido como Baby Pignatari, fundou a Companhia Brasileira do Cobre, em 1942. Onde existiam minas de cobre a céu aberto e subterrâneas, hoje há um local turístico de belezas exuberantes e naturais.

 

 

* Fepam

 

Guilherme Motta