MetSul alerta para risco de alagamentos até sexta-feira

0
44


A MetSul Meteorologia adverte que tem início nesta terça-feira, 27, um quadro de instabilidade persistente que será responsável por trazer acumulados de chuva muito altos e a excepcionalmente elevados em partes do Rio Grande do Sul.

Mais ao Sul, a Argentina teve chuva de 200 mm a 300 em alguns pontos do Centro do país, além de temporais de granizo e até um tornado em Córdoba. No Uruguai, violento vendaval deixou cinco feridos em Melo.

Foto: arquivo/O Sepeense

A instabilidade do Prata que ontem começou a ingressar no Rio Grande do Sul ficará parada sobre o Estado até o final da semana na forma de uma frente semi-estacionária, o que vai trazer chuva muito freqüente até sexta. A chuva em alguns momentos será isoladamente torrencial com risco de temporais.

A MetSul adverte que alguns episódios podem trazer alagamentos e que os volumes de precipitação até o final da semana podem ser bastante altos com marcas acima de 100 mm em muitas cidades, especialmente do Centro (que inclui a região de São Sepé), Oeste e parte da Metade Sul.

A Met Sul alerta que os totais da semana em algumas destas localidades podem variar até de 200 mm a 300 mm, ou muito isoladamente até mais. Níveis de arroios e rios nos locais com acumulados de chuva mais extremos exigirão atenção ante o risco de transbordamento.

Em dezembro de 2015 (foto acima) a chuva causou inúmeros transtornos em São Sepé, com alagamentos em diferentes pontos do município e cheia do Rio São Sepé.

 

 

Fonte: MetSul Meteorologia | Meteorologistas Luiz Fernando Nachtigall e Estael Sias