Mesmo com chuva, Romaria em Santa Maria tem público estimado em 150 mil pessoas.

0
193

Pouco antes das 8h30 deste domingo (12), a imagem de Nossa Senhora Medianeira, mais uma vez, deixou a Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco, rumo ao Altar Monumento, no Parque da Medianeira. Sob uma chuva persistente, milhares de devotos seguiram a imagem pelo trajeto de cerca de dois quilômetros. De cima, o que se via era um grande mar de guarda-chuvas para celebrar os 80 anos da Romaria Estadual da Medianeira.

Segundo a prefeitura e a Arquidiocese de Santa Maria, cerca de 150 mil pessoas participaram da procissão. Pela primeira vez com duração de três dias, o evento também reuniu cerca de 5 mil pessoas na sexta (10) e 5,3 mil devotos no sábado (11)
Ao longo do caminho, cantando e orando, os romeiros também eram saudados por pessoas em sacadas e janelas dos prédios no percurso. Elas aplaudiam e jogavam pétalas de rosas à imagem de Medianeira.

Por volta das 10h, a imagem de Medianeira foi recepcionada com muita emoção no Altar Monumento. Sob nova pancada de chuva, os romeiros entoaram alto o tradicional Hino a Maria Santíssima, Medianeira de Todas as Graças.

Em seguida, a Santa Missa foi presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin. O Arcebispo de Santa Maria pediu um momento de silêncio para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul este ano, bem como orações para o fim da seca no nordeste brasileiro. 

A necessidade de paz e fim do conflito entre Israel e Hamas também foi mencionada durante a homilia. Às 11h30min, ao badalar dos sinso da Basílica, a multidão orou uma Ave Maria em uníssono.

Além da presença de autoridades e representantes católicos de diversas cidades da região, a participação de crianças e jovens durante a celebração, que durou pouco mais de 1h30min, foi um destaque.

Fonte: DSM