Mesa Brasil Sesc distribuiu mais de 2,2 mil toneladas de alimentos no RS em 2021

0
119
Foto: divulgação/Sesc RS


 

Foto: divulgação/Sesc RS

 

Durante mais um ano, o Mesa Brasil Sesc seguiu com a missão de contribuir com a redução das carências nutricionais da população gaúcha e evitar o desperdício de alimentos. Superando os números do ano anterior, em 2021, o programa distribuiu 2.262.896 kg no Estado, o que beneficiou 123.326 pessoas em situação de vulnerabilidade social, grande parte delas atendidas por 943 entidades cadastradas em 61 municípios.

As doações foram possíveis com o apoio de grandes empresas, mas também com a colaboração de grupos de amigos, pessoas físicas, pequenos produtores e pequenas empresas. Durante os 12 meses, foram registrados 578 doadores. Caso as entidades precisassem comprar o montante distribuído pelo Mesa Brasil, o total gasto, ou seja, o valor social, seria de R$12.532.285,89. A quantia economizada auxilia para que as instituições possam investir em outros aspectos necessários para o seu funcionamento, como reformas, pagamento de funcionários, aquisição de materiais, melhorias, entre outros.

Cada alimento ou valor financeiro é capaz de mudar a vida de muitas pessoas e foram diversas as ações que fortaleceram esse espírito solidário. Por exemplo, foram arrecadados alimentos durante a vacinação contra Covid-19, em supermercados, parques de diversões e eventos culturais. Itens foram entregues para abrigados no Gigantinho durante as semanas mais frias do ano e também auxiliaram famílias prejudicadas por temporais no interior do estado. Em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, a Campanha Poa que Alimenta levou 57 toneladas como cestas básicas para escolas, imigrantes, artistas e comunidades.

Entre as iniciativas do ano passado, estão ainda a distribuição de aves Chester no final do ano, peixes e camarões apreendidos pelo Ibama, além de caranguejos doados por uma empresa exportadora de Rio Grande. A campanha Pomar Solidário contou com a participação de produtores, que puderam dar um destino para o excedente de suas hortas e pomares e ainda complementarem refeições de muitas pessoas com frutas, verduras, legumes e hortaliças ricas em nutrientes.

Além da logística de entrega e campanhas de arrecadação, o Mesa Brasil Sesc promove ações educativas com o objetivo de capacitar mais pessoas para que utilizem os alimentos de forma integral, reduzindo o desperdício, e que tenham boas práticas para a manipulação dos mesmos. Foram realizadas no ano passado 288 oficinas e cursos, que contaram com a participação de 7.167 pessoas.

O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade e das empresas gaúchas. “Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e estão fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas e de empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Desde 2020 disponibilizamos nosso apoio também de forma virtual para continuarmos próximos dos gaúchos”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. O dirigente lembra ainda que o portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.