Jovem com sintomas de coronavírus terá isolamento domiciliar em São Gabriel


 

Foto: Marcelo Ribeiro/Caderno 7

 

Uma jovem de 22 anos, que retornou recentemente da França, está em isolamento após apresentar um quadro de infecção respiratória com tosse e febre, em São Gabriel. Os sintomas são semelhantes ao do novo coronavírus e, por isso, o isolamento até que o resultado dos exames confirmem ou descartem a suspeita. Nesta quinta-feira, 27, ela deixaria o hospital da cidade e passaria a ficar em isolamento domicilar.

Segundo o secretário de saúde do município, Ricardo Coirolo, após procurar uma Unidade Básica de Saúde, na noite de quarta-feira, ela foi encaminhada para o Hospital Santa Casa de Caridade e desde então foi isolada. Na manhã desta quinta-feira, a jovem foi submetida ao exame que foi encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS).

“Ela está muito bem. Ainda nesta manhã dará alta e ficará em isolamento domiciliar. A paciente estará sendo monitorada, assim como todas as pessoas que ela teve contato”, explica o secretário.

Durante esse período, apenas a jovem usará máscara e poderá conviver com a família. As pessoas que tiveram contato com a paciente, serão contactados, diariamente, pela equipe médica da saúde por 14 dias. De acordo com Coirolo, todos os procedimentos são feitos de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde.

Conforme o secretário, os familiares não ficarão em isolamento porque não há risco de contágio do novo coronavírus no período de incubação:

“O contágio acontece até sete dias após a pessoa apresentar sintomas. E como eles estão sendo monitorados, sob qualquer suspeita de sintomas estaremos entrando com o protocolo.”

Ainda segundo Coirolo, assim como a família, os profissionais de saúde que tivera contato com a jovem, também estarão sendo monitorados.

 

SANTA MARIA

A reportagem do jornal Diário de Santa Maria entrou em contato com a Prefeitura de Santa Maria, sobre o jovem de 28 anos, que também está em isolamento, após viajar à Europa e apresentar sintomas do novo coronavírus.

Segundo a prefeitura, o paciente segue em isolamento no Hospital Geral do Exército em Santa Maria (HGeSM). O jovem, que tem o quadro clínico estável, e ficará em isolamento até que os exames, coletados na tarde de quarta-feira, retornem do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen). O resultado dos exames está prevista para sair em até quatro dias.

Ainda conforme eles, a vigilância em Saúde tomou, imediatamente, todas as medidas cabíveis. Os protocolos foram seguidos conforme as determinações.

 

 

Fonte: Diário de Santa Maria

 

 

Comments are closed.