Ivan Cezar Ineu Chaves

Uma linda cidade
0
84

Lembro do início dos anos noventa, quando iniciei atividades como microempresário instalando uma Locadora de Vídeo em Santana do Livramento. Pouco depois me mudei para São Sepé e trouxe junto o pequeno negócio, o qual funcionou até o final da dde 1998, quando resolvemos vender o empreendimento. Pois estou “roubando” o título deste artigo de um filme que fez muito sucesso naquela época – “Uma Linda Mulher” – que relevou ao mundo a beleza e o talento de Julia Roberts.

Uma Linda Cidade, talvez esse seja um sonho a ser alimentado pelos sepeenses e muita coisa pode ser feita para que possamos nos orgulhar cada vez mais de São Sepé. Para isso é que resolvi escrever este pequeno artigo.

Nosso atual Prefeito tem uma qualidade que eu aprecio muito nas pessoas. Refiro-me à disposição de sonhar e acreditar que os sonhos podem se tornar realidade. Foi nesse diapasão que conversei com ele acerca da Usina de Casca de Arroz. Nos afinamos e hoje sabemos que muito mais do que um sonho inatingível o empreendimento está aí para se tornar uma auspiciosa realidade.

Pois bem, lá na mesma década de noventa, quando da instalação do “Correio do Povo” em São Sepé, foi providenciado no calçamento com de uma das vias da Avenida. Na época no outro lado haviam poucas residências. Ao longo desses anos todos, contudo, inúmeras construções de excelente padrão foram edificadas, mas a avenida continuou “capenga”, isto é, sem pavimentação.

Neste ano de 2015, muito tempo depois da construção do edifício gráfico do jornal Correio do Povo, essa Avenida deverá ganhar um novo investimento que promete valorizar ainda mais o local, conquanto já foi assinada a doação de terrenos para que o Poder Judiciário construa um moderno prédio para servir como novo Fórum da Comarca para as próximas décadas. O Ministério Público deverá acompanhar e construir, também , uma nova sede em terreno vizinho.

Por isso me parece oportuno retomar desde logo a pauta para que sejam elaborados projetos de embelezamento dessa avenida. Conversei com alguns assessores do Prefeito e sugeri que paralelamente com a pavimentação da via que está abandonada desde os anos 90, seja projetada uma ciclovia e/ou um passeio destinado às caminhadas de pedestres, com luminárias especiais.

Trata-se de um projeto de embelezamento que agregaria muito para nossa cidade. Diga-se de passagem que estamos falando de uma via de acesso à cidade. Um cartão de visitas. É uma sugestão que fica para que nosso Prefeito lidere mais essa importante melhoria…

E cada cidadão pode dar sua contribuição, melhorando as calçadas, plantando árvores e plantas ornamentais. E porque não algumas empresas “adotarem” praças e canteiros? Isso já existe em muitos outros municípios onde os empresários adotam espaços e cuidam deles desonerando a Municipalidade.

Dessa soma de esforços poderemos, num futuro próximo, ostentar em São Sepé o simpático slogan de “ Uma Linda Cidade”.