Inmet e Marinha informam sobre Tempestade Subtropical “Yakecan” na costa do RS

0
530


 

Na noite de segunda-feira, 16, ocorreu a formação de ciclone subtropical na costa do Rio Grande do Sul. A evolução desse sistema ao longo da terça-feira, 17, o classifica como Tempestade Subtropical “Yakecan” com rajadas de vento que podem superar os 100 km/h.

A expressão “Yakecan” significa “o som do céu” em tupi-guarani. A nomenclatura foi oficialmente estabelecida por meio do Aviso Especial nº 356/2022, publicado no site do CHM, conforme a relação de nomes que consta nas Normas da Autoridade Marítima para as Atividades de Meteorologia Marítima nº19 (NORMAM-19), disponível aqui.

Até a noite de quarta-feira, 18, a Tempestade Subtropical “Yakecan” poderá se intensificar e ser classificada como Tempestade Tropical, quando as rajadas de vento poderão superar os 110 km/h, do extremo sul e leste do Rio Grande do Sul ao litoral sul de Santa Catarina.

Até o final da semana, o sistema se deslocará ao litoral da Região Sudeste, perdendo força.

Confira a nota conjunta completa aqui.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o forte vento ciclônico trouxe queda de árvores e afetou a rede elétrica no Sul do Uruguai, informou o Montevidéu Portal. Já o Telenoche, também do Uruguai, informou que um jovem perdeu a vida ao ser atingido por uma árvore.