Grupo de escoteiros Guardiões da Pulquéria realiza primeira atividade oficial

0
118


Reportagem: Pedro Corrêa

 

Quem nunca sentiu vontade de ser escoteiro?  Acampar com os amigos, ter contato com a natureza, aprender a trabalhar em equipe, ser solidário e praticar atividades que ajudam no desenvolvimento físico e mental. Essas técnicas e aprendizados são trabalhadas e aprimoradas em grupos de escoteiros em todo mundo, agora, também em São Sepé.

Segundo o Diretor Presidente dos Escoteiros Guardiões da Pulquéria, Renato Rosso, a ideia de montar um grupo na cidade surgiu em setembro do ano passado. Rosso conta que foi procurado para montar a equipe, buscar parcerias e incentivar pais e jovens a participar do movimento, foi então que buscou estudar mais sobre os escoteiros e quais atividades são desenvolvidas nos grupos.

Como a maioria das tarefas são ao ar livre e envolvem a natureza, os encontros são quinzenais e acontecem no SER Iguaçu. Lá, são ensinados o cerimonial das bandeiras, brincadeiras quebra gelo, jogos educativos e esportivos: “As atividades são 90% ao ar livre e também faremos trabalhos sociais”, afirma Renato, que complementa dizendo que as tarefas auxiliam também na autonomia da criança, liderança, respeito, moral, ética e cidadania.

Nos encontros há integração entre pais e filhos, pois as atividades esportivas contam com a ajuda dos pais e colaboram para ortalecer as relações.

Atualmente a equipe conta com 42 crianças de 6,5 até 14 anos, mas há expectativa de expandir a idade e montar uma turma de adolescentes entre 14 a 17 anos. Rosso salienta que o trabalho é voluntário e o grupo se mantém por meio de doações e uma mensalidade, que ajudam na compra de uniformes e materiais.

Para participar é preciso entrar em contato com Renato Rosso, ou membros da diretoria. A mensalidade do grupo é R$20,00.