Grupo de cavalgada de São Sepé percorrerá 500 km em busca da Chama Crioula

0
185

chama crioula

O grupo de cavalgada Os Chimangos parte nesta quinta-feira, 13, rumo ao Sul do Rio Grande do Sul em busca da Chama Crioula. Eles sairão às 6h. Os 13 cavalarianos sepeenses percorrerão quase 500 km até o município que faz fronteira com o Uruguai e terão o auxílio de mais sete pessoas durante o percurso.

O fogo que simboliza o início da Semana Farroupilha será entregue no próximo sábado, 15, durante uma cerimônia que deve acontecer por volta das 10h. A chegada do grupo em São Sepé está prevista para ocorrer dia 2 de setembro.

De acordo com o subcoordenador da 13ª Região Tradicionalista, Pedro Renato Silveira, aconteceu de forma inédita o Acendimento Internacional da Chama Crioula, no dia 12 de julho, na cidade de Colônia de Sacramento, no Uruguai. No local ocorreu o início da ocupação portuguesa no chamado “espaço gaúcho”, que compreende os territórios do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai.

O fogo simboliza fertilidade, calor, claridade, ardor, paixão, hospitalidade e coragem. Por sua vez, a Chama Crioula representa tudo isso e mais: a tradição gaúcha e o próprio gaúcho idealizado no espírito heroico dos farroupilhas.

 

 

* Com informações da Subcoordenadoria da 13ª RT

Foto: Reprodução / João Vilnei