Golpes por telefone estão frequentes em São Sepé

0
85
Foto: reprodução


Foto: reprodução

Os golpes de falso sequestro estão cada vez mais frequentes em São Sepé. A prática é antiga e segue assustando muitas vítimas, mas, acima de tudo é importante que as pessoas estejam sempre atentas para não cair nessa armadilha.

Recentemente um casal recebeu uma ligação telefônica e do outro lado da linha um criminoso dizia que a filha havia sido sequestrada. Foi exigido para que fosse depositada uma quantia de R$ 1 mil. Como o pai da menina desconfiou de que se tratava de um golpe e a filha estava em casa no momento da ligação, o golpe não foi concretizado.

Além do falso sequestro, outra prática comum é a de que a pessoa supostamente recebeu algum prêmio. Há cerca de cinco meses uma moradora sepeense depositou cerca de R$ 900,00 depois que o golpista informou que ela havia ganho um caminhão de prêmios e deveria depositar o valor para poder receber os presentes em casa. A moradora só se deu por conta de que se tratava de um golpe depois que uma vizinha a alertou e os supostos prêmios não chegaram na casa dela.

Há também o golpe do “carro estragado” ou de “familiares acidentados”. Há relatos de moradores que receberam esse tipo de ligação. Em um dos casos mais recentes, o criminoso alegou ser sobrinho da vítima e que havia sofrido um acidente em uma rodovia da região. Foi exigido que fosse depositado uma quantia em dinheiro, mas a pessoa que atendeu a ligação desconfiou de que se tratava de um golpe e desligou o telefone. No mesmo município vítimas em potencial receberam telefonemas de supostas agências bancárias com aprovação de crédito, sem ao menos ter solicitado. Os golpistas buscavam informações pessoais dos moradores.

A orientação é de que a vítima sempre desconfie, nunca forneça informações pessoais por telefone e sempre avise a polícia. Quando receber uma ligação se tratando de um “sequestro”, por exemplo, é preciso manter a calma e buscar contato o mais rápido possível com o familiar.