Furão é visto “passeando” em pátio de empresa em São Sepé

0
155
Fotos: Rodrigo Petzold Gais


 

Fotos: Rodrigo Petzold Gais

Uma cena um tanto rara foi registrada por um funcionário de uma empresa de São Sepé nesta semana. Na manhã da última terça-feira, 2, um Furão foi visto “passeando” pelo pátio da empresa Constru Vargas, localizada às margens da BR-392.

Segundo Rodrigo Petzold Gais, o animal foi flagrado na empresa por volta das 8h. “Ele apareceu aqui no pátio da loja. E fui tirar a foto. Ele tava embaixo dos carros. Ele veio quase nos meus pés. Foi quando tirei as fotos”, explica.

O funcionário disse que quando se mexeu o Furão saiu correndo. “Até entrou abaixo do capô do meu carro. Quando abrimos o capô ele saiu e se foi campo a fora”, conta o funcionário.

Conforme o Doutor em Biologia, Luiz Corrêa, o nome científico do Furão é Galictis cuja (Molina, 1782). Corrêa, que já publicou dois artigos sobre o tema, explica que é muito comum ver estes animais atropelados nas rodovias do Rio Grande do Sul.

O Doutor em Biologia conta que o Furão é do mesmo grupo da Lontra e Zorrilho. “O Furão vive em mata, campo e está se adaptando ao ambiente urbano pelo avanço da urbanização. Ele vive até em buracos de árvores. Na área rural, são muito perseguidos por cachorros. Eu acredito que logo possa ser considerada uma espécie ameaçada a nível regional”, comenta.