Frigorífico tem 249 funcionários afastados por covid-19 em Santa Maria

0
107


 

O número de casos confirmados de covid-19 no Frigorífico Silva aumentou. Desde o final de agosto, o local enfrenta um surto da doença. O número de casos ativos entre os funcionários é de 249. Todos estão afastados.

Conforme a prefeitura, há previsão de novas testagens para esta semana. Os exames, que são responsabilidade da empresa, seguem um cronograma estabelecido em Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT). Dos testes já realizados, há exames ainda pendentes e que ainda aguardam o retorno dos laboratórios.

Dois setores, o de abate e o de desossa, foram fechados no aguardo dos resultados de exames dos funcionários que atuam nas áreas. Agora, ambos tiveram liberação, mas apenas o setor de desossa voltou a funcionar.

Em outros setores, como de miúdos, de resfriamento de carcaças, de plataforma de recebimento e seringa e de embalagem primária e quarteio, a testagem ocorre de forma escalonada. A prefeitura não informou quais estão parados atualmente, mas confirmou que a maioria segue sem atividades, embora eles devam voltar gradativamente.

A Vigilância em Saúde ainda segue recebendo e monitorando os resultados dos testes. Além disso, familiares dos funcionários que testaram positivo para a doença são monitorados e contatados.

As adequações exigidas têm prazos estipulados pelo TAC feito junto ao MPT. Cada item tem um prazo específico para ser atendido. Ao vencimento de cada prazo, a Vigilância em Saúde procederá com a checagem.

O Diário procurou, novamente, a direção do frigorífico nesta terça-feira, mas a empresa preferiu não comentar sobre o caso.

 

EM SÃO SEPÉ

De acordo com a prefeitura de São Sepé, a cidade tem nesta terça-feira 57 casos ativos de coronavírus no município. Do total, 53 infectados tem relação com o surto no frigorífico. Um deles está internado no Hospital Santo Antônio, em leito covid (clínico).

Eles são moradores da cidade que trabalham na instituição em Santa Maria ou são familiares de funcionários. O caso mais preocupante é no distrito de Vila Block, onde 16 moradores foram diagnosticados com a doença.

 

 

Fonte: Diário de Santa Maria