Fenômeno registrado no céu de São Sepé chama-se “iridescência”

0
211

fenomeno1

Um fenômeno raro registrado no céu de São Sepé na tarde do último sábado, 7, fotografado por nossa reportagem, fez com que buscássemos o nome que é utilizado para identificar a espécie de “Arco-Íris”.

De acordo com a meteorologista da Met Sul Meteorologia, Estael Sias, o fenômeno chama-se “iridescência”. Estael explicou que os raios solares sofrem refração pelos cristais de gelo das nuvens, provocando o fenômeno das mesmas características de um Arco-íris, mas com formato horizontal. A impressão é de que as nuvens estão coloridas. Os aspectos de cor no céu se formam porque os raios solares colidem com gotículas pequenas de água. O tema foi debatido junto ao curso de meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde professores destacaram que o tamanho das gotículas explicam o porque do arco não se formar completamente.

Em setembro de 2013, um fenômeno semelhante foi registrado no céu de Porto Alegre, conforme informação publicada pelo jornal Correio do Povo. Na época, a notícia informava que as nuvens iridescentes ocorrem em grande altitude e com cristais de gelo na atmosfera, e não é frequente de se observar.

 

Foto: Leandro Ineu