Expositores iniciam montagem dos estandes na 23ª Feira de Economia Solidária

0
108

anuncios - materia


feicoop (2)
Fotos: Maiquel Rosauro

Centenas de expositores já circulam pelos pavilhões da 23ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 12ª Feira Latino Americana de Economia Solidária. Os eventos iniciam nesta sexta-feira, 8, e seguem até domingo, 10, mas caravanas de todo o país já desembarcam em Santa Maria.

É o caso de Vera Beergold, do Grupo Artesanave, de Navegantes-SC. Esta será sua quarta participação na Feira do Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, local dos eventos.

“Eu participo da Feicoop por diversas razões. Primeiro pela formação e pela troca de experiências em Economia Solidária. O segundo motivo é a comercialização de produtos. Este ano, meu grupo trouxe tecidos para cozinha e jogos de banho”, explica Vera.

Uma das maiores caravanas que chegou nesta manhã foi a do Fórum Municipal de Economia Justa e Solidária de Caixas do Sul (FMESC). Por volta das 10h, as amigas Lorena Scopel e Isabel Antunes já preparavam o estande.

“A Economia Solidária está no meu sangue, é uma meta de vida para mim. Participo da Feicoop desde o seu surgimento, há 23 anos. Em Caxias do Sul, atuamos com o reaproveitamento de materiais, transformamos mapas escolares desatualizados em sombrinhas. Trata-se de um material durável e que fica muito bonito na forma de sombrinha”, relata Isabel.

A montagem dos estandes irá se estender pelo restante do dia. À tarde, irá ocorrer o Encontro de Formação do Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária, no Parque da Medianeira – Lonão 02 “Sandra Magalhães”. A atividade será coordenada pelo Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária (FGEPS).

Nesta sexta, a abertura para o público ocorre entre 8h e 20h. Às 14h, em frente ao Santuário Basílica da Medianeira, tem início a 12ª Caminhada pela Paz e Justiça Social, que desce a Rua Heitor Campos até a Feicoop. A abertura oficial será às 16h, no Palco da Feira. A entrada é gratuita.

A 23ª Feicoop é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da arquidiocese de Santa Maria, com apoio de Cáritas, Prefeitura Municipal, entre outras instituições.

 

CLIQUE AQUI e confira a programação completa.

 

Estratégias de comercialização é tema de debate no Instituto São José

Representantes de empreendimentos de Economia Solidária de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão reunidos no Instituto São José, em Santa Maria. O encontro é promovido pela Rede Brasileira de Economia Solidária (COMSOL) e visa discutir estratégias de comercialização.

“A troca de experiências entre os pontos de comercialização na expectativa da Economia Solidária é a o principal objetivo do encontro”, destaca Rizoneide Amorim, do Instituto Marista de Solidariedade.

O evento da Rede COMSOL teve início nesta manhã e segue até sexta-feira, 8.

 

 

Cáritas discute a Economia Solidária no cenário atual

A Cáritas Brasileira reúne representantes de todo o país em um seminário, no Hotel Itaimbé, no Centro de Santa Maria. Um dos objetivos do encontro é refletir qual o papel da Economia Solidária no cenário político e econômico atual. E, segundo o diretor-executivo da Cáritas Brasileira, Luiz Cláudio Mandela, não há lugar melhor para discutir este tema do que em Santa Maria.

“Santa Maria é a meca da Economia Solidária no Brasil”, afirmou Mandela no início do seminário.

O evento segue no Hotel Itaimbé durante a tarde. O encerramento está previsto para esta sexta.

feicoop (1)

 

* Maiquel Rosauro/assessor de imprensa

 

Guilherme Motta