Ex-proprietária de restaurante vai ministrar curso inédito de culinária em São Sepé

0
84

ppci - resfria - popular


Foi com a mãe, desde pequena, que a sepeense Andreia Kaupe começou a se interessar pela arte da culinária. O tempo passou e aos poucos o receio deu lugar às pesquisas e, a curiosidade, se transformou em receitas que mais pareciam verdadeiras obras de arte. Depois de ter tido uma experiência em um restaurante – e a pedido dos amigos e clientes – a cozinheira lança agora um curso de culinária inédito em São Sepé: o “Cozinhando em Casa”.

image1A motivação para isso tudo tem ainda o sabor dos pratos feitos no restaurante Lavenue, que iniciou as atividades em 2010. Andreia conta que o gosto pela cozinha se potencializou com um curso de gastronomia feito em Porto Alegre (Escola de Gastronomia Aires Scavone). Ela lembra que, ao menos uma vez por semana, a Capital gaúcha era o destino para que receitas até então feitas a partir de muitas experiências ganhassem um toque profissional.

“Foi muito gratificante, pois ali definitivamente assinei minha paixão pela cozinha”, conta. A cozinheira ainda lembra da difícil decisão de fechar o restaurante, em 2012. “Fiquei grávida de meu segundo filho e por muita falta de mão de obra e por orientação médica, tivemos de fechar o restaurante”, recorda.

Mas mesmo longe do ramo da alimentação, foram os pedidos dos antigos clientes que não deixaram que o sonho de cozinhar terminasse. Andreia destaca que aos poucos os pedidos foram aumentando até chegar em um ponto que nem mesmo ela imaginava. As receitas que eram publicadas em redes sociais, passam agora a também dar lugar a um curso para qualquer pessoa que tenha interesse.

“Minha cozinha tornou se novamente um laboratório de pesquisas, jantares e muitas alegrias. Depois de vários pedidos surge então a ideia do “Cozinhando em Casa”, que tem como objetivo ensinar o que sei sobre culinária”, enfatiza. A proposta para se aproximar dos clientes levando um pouco do conhecimento foi levada, inicialmente, aos amigos.

“Apresentei esse projeto pelas redes sociais e para minha surpresa o que seria uma turma por mês, virou três”, conta ela radiante pelo sucesso do projeto. E a felicidade ainda teve nesta semana mais uma pitada de alegria: uma das receitas dela passou por uma triagem do programa “Mais Você”, da Rede Globo.

 


O curso

O projeto “Cozinhando em Casa” será dividido em módulos. A cada mês, a turma terá um módulo diferente. Andreia explica. “Na aula de ‘Risotos’, por exemplo, vamos falar de vários tipos de risotos, como de queijos, tomate secos, italiano. Tipos de queijos, arroz, salada para acompanhar cada tipo de risoto, mise en place, origem do prato, etc.

image3Cada aluno vai receber material didático juntamente com toda a matéria prima do curso. Ao final de cada aula, faremos uma confraternização para degustação do que foi feito. Depois teremos ‘carnes e molhos’, ‘comida de boteco’, massas, saladas e assim por diante”, comenta.

Andreia diz que a iniciativa é aberta para qualquer pessoa que tenha interesse pela cozinha. A linguagem será simples e os ingredientes serão práticos ao acesso no município.

“Quero que os alunos descubram que a cozinha é um laboratório. Não tem na nossa região? Quem sabe trocamos? Não existe nenhum pré-requisito para começar, apenas gostar da cozinha”, esclarece.

“O curso terá um custo aproximado de R$ 70,00 por pessoa com todo o material incluso. Caso algum módulo com ingredientes de valor mais alto, como peixes ou cogumelos o valor pode ser reajustado, mas nunca em valores altos”, define Andreia.

Atualmente as turmas estão preenchidas (são quatro), mas os interessados em futuros grupos podem entrar em contato pelo (55) 9661-7486.

 


Um presente para São Sepé

Apaixonada pela cozinha, Andreia também não deixou de lembrar na cidade quando lançou a ideia. Ela diz que acha que a cidade merece mais iniciativas que agreguem à população.

“Nossa cidade precisa de coisas novas, coisas alegres, que façam a diferença. Minha realização é que os alunos e alunas consigam um emprego com esse aprendizado. Tomara também que as outras tantas organizem lindos jantares em suas casas ou quem sabe que muitos façam deste curso sua renda futura. Enfim, que nos tornemos grandes amigos e amigas. Nossa cidade merece! Nós merecemos!”, conclui.

 

 

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Guilherme Motta