Ex-presidente da Cotrisel, Cesar Pires Machado morre aos 73 anos

0
151

 

Faleceu sábado, 2, aos 73 anos, o ex-presidente da Cotrisel, Cesar Pires Machado. Machado nasceu em São Sepé no dia 22 de julho de 1945 e faleceu em Porto Alegre.

Ele deixa a esposa, Vânia Pacheco Machado, com quem foi casado durante 47 anos, os filhos Juliano e Mariana Pacheco Machado, genro Maurício Bortolotto de Oliveira e nora Alessandra de Lazzari, os netos Anita e Vittorio. Também deixou a mãe, sogra, irmãos, cunhados e sobrinhos.

O corpo foi velado no Crematório Metropolitano de Porto Alegre domingo, 3, e cremado às 17h no mesmo local e data. Posteriormente, em data a ser informada pela família, as cinzas serão transladadas para o Cemitério Municipal de São Sepé.

Cesar Pires Machado frequentou cursos primário e secundário nas cidades de São Sepé, Santa Maria e Porto Alegre. Graduou-se em Agronomia pela UFSM. Concluiu Mestrado na UFRGS. Foi proprietário e produtor rural. Há mais de duas décadas, dedicava-se à atividade de Historiador. Integrava a Academia de História Militar Terrestre do Brasil e o Instituto Histórico e Geográfico do RS.

Publicou em torno de 20 livros, sendo os mais conhecidos Combate do Passo da Juliana, Buona Gente, Chananeco: da lenda para a história, Simões Pires: revisão bibliográfica documental, O ataque de Porongos e os 170 anos de uma farsa intermitente. Também publicou textos em coautoria, dentre os quais As Guerras dos Gaúchos (coord. Gunter Axt).