Ex-prefeito de Caçapava do Sul fala sobre condenação e a repercussão do caso

0
131


O ex-prefeito de Caçapava do Sul, Zauri Tiaraju de Castro, foi até a Farrapo na sexta-feira, 20, para conceder uma entrevista e dar a sua versão sobre a enorme repercussão estadual que a sua condenação teve, principalmente porque a prestação de serviço a comunidade é na delegacia de polícia de Caçapava do Sul, cortando a grama do local.

Uma das condenações é referente ao descumprimento da lei das licitações e, outra, por inobservância à lei que regulamenta a atividade de um gestor público. Pela pena referente à lei das licitações, o ex-político teve condenação a uma pena de três anos, seis meses e 15 dias de reclusão em regime aberto, que foi substituída por prestação de serviços à comunidade. Ele ainda terá de pagar 15 salários mínimos.

Na prática, ele está – desde 12 de dezembro de 2016 – fazendo o corte de grama da Delegacia de Polícia Civil da cidade. A condenação do Coronel Tiaraju, que é militar reformado, é referente a atos administrativos de 2009, quando era prefeito.

A outra condenação, de dois anos em regime aberto, que também foi revertida em serviço comunitário é referente a irregularidades nas obras de reforma de uma escola localizada na zona rural do município. O político ainda terá de pagar 10 salários mínimos. O caso, inclusive, desencadeou uma CPI, formada pela Câmara de Vereadores em 2010, que apontou possíveis irregularidades no uso do dinheiro público.

Quando esteve à frente da prefeitura, ele teria feito dispensa de licitação para a obra do calçamento de uma via urbana, também teria admitido servidores sem concurso público e, por fim, contratado uma cooperativa de trabalhadores sem licitação. Sobre esse caso, ele alegou situação emergencial – já que o município sofreu com enxurradas e chuvas fortes – para embasar o pedido.

Mas, segundo a denúncia, parte dos contratados não prestou os serviços para os fins devidos – sendo designados para outras demandas, como auxiliar administrativo, instrutor de dança e até músico para baile do Carnaval do município.

 

Acompanhe abaixo o vídeo com a versão de Coronel Tiaraju sobre a sua condenação

 

Fonte: Portal Farrapo

Vídeo: reprodução/TV Farrapo/Portal Farrapo