Estiagem: União reconhece situação de emergência de Restinga Sêca

0
63


 

Na manhã desta segunda-feira, 16, foi publicado no Diário Oficial da União, o decreto que reconhece a situação de Emergência do município de Restinga Sêca devido a estiagem.

Devido aos baixos índices de chuvas dos últimos meses e os prejuízos irrecuperáveis causados à agricultura e pecuária do município, Restinga Sêca decretou situação de emergência ainda no mês de janeiro.

Conforme o laudo técnico emitido pela Emater, o prejuízo gerado pela falta de água está estimado em R$ 33 milhões. Segundo consta ainda, o valor corresponde a frustrações nas safras agrícolas de arroz, feijão, milho, milho para silagem, soja, bovino de corte, olericultura e tabaco, além da deficiência hídrica que afetou em torno de 13 famílias pela falta de abastecimento de água.

O Estado do Rio Grande do Sul já havia reconhecido a situação de emergência do município no dia 4 de março, através do decreto nº 55.095. Junto ao Governo Federal, também foi solicitada a antecipação de benefícios da Previdência Social e a renegociação de dívidas bancárias junto aos programas Pronaf e Proagro. As informações são da Prefeitura de Restinga Sêca.