Enem: Colégio Estadual São Sepé está entre as 10 escolas com maior média no RS


 

Foto: arquivo/O Sepeense

 

Uma reportagem publicada por GaúchaZH no início desta semana mostrou que o Colégio Estadual São Sepé está entre as 10 escolas estaduais com maior média no Enem de 2019 no Rio Grande do Sul.

O levantamento foi feito pelo jornal Folha de S.Paulo com base em dados do Ministério da Educação (MEC) e excluiu escolas com menos de 10 inscritos no Enem e/ou as instituições nas quais menos de 50% do total de estudantes fez a prova.

Desde 2016, o MEC parou de divulgar rankings com a justificativa de que a informação era usada por escolas privadas para fazer propaganda.

A diretora do Colégio Estadual São Sepé (CESS), Andréia Barreto do Nascimento, destacou a importância da relação entre professores e alunos em proporcionar uma formação com qualidade e fundamentos substanciais para que os alunos do CESS possam participar de avaliações externas, a exemplo do Enem. Andréia destaca a importância da escola pública, que proporciona uma educação de qualidade, independente da situação socioeconômica do estudante.

“Saber dessa notícia de que o CESS está entre as 10 melhores escolas estaduais em termos de média no Enem é claro que é motivo de enorme orgulho”, comenta. Para a professora e atual gestora da escola, a construção que levou ao resultado no Enem 2019 é resposta a um trabalho que vem sendo feito na escola ao longo dos anos.

“Quem chega na escola abraça essa ideia de proporcionar ao estudante uma educação de qualidade, uma formação ampla que habilite esse estudante não só a desejar uma graduação, mas a ser uma pessoa do bem. O aluno passa a acreditar no seu potencial, na pesquisa e na educação como uma alternativa para buscar outros caminhos. Esse é um trabalho que vem sendo feito no CESS há muitos anos. Os colegas que chegam se comprometem a proporcionar uma educação de qualidade. Por outro lado, os alunos acreditam no seu potencial, onde todos podem alcançar seus resultados”, destaca a diretora.

Já o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde muitos alunos do CESS tiveram a oportunidade de estudar na instituição, teve a maior média no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2019 dentre todas as escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul.

 

Escola estadual

Das 10 melhores escolas estaduais no Enem de 2019, sete são unidades do Colégio Tiradentes espalhadas pelo Estado. Em primeiro lugar está o Colégio Tiradentes de Ijuí, onde os alunos tiveram uma média de 653,98 na prova objetiva e 804,32 na redação.

 

As escolas estaduais com maior média no Enem de 2019 no RS

Colégio Tiradentes — Ijuí

Cent Ensino Médio Tiradentes — Porto Alegre

Colégio Tiradentes — Passo Fundo

Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha — Novo Hamburgo

Colégio Tiradentes — Santa Maria

Colégio Tiradentes — Santo Ângelo

Colégio Tiradentes — Pelotas

Colégio Tiradentes — São Gabriel

Colégio Estadual São Sepé — São Sepé

Escola Mestre Santa Bárbara — Bento Gonçalves

 

As escolas com maior média no Enem de 2019 no RS

Colégio politécnico da UFSM — Santa Maria

Colégio Sinodal — São Leopoldo

Colégio Tiradentes — Ijuí

Escola de Ensino Médio Riachuelo — Santa Maria

Colégio Farroupilha — Porto Alegre

Colégio João Paulo I — Porto Alegre

Colégio Leonardo da Vinci Beta — Porto Alegre

Colégio Riachuelo — Santa Maria

Colégio Mauá — Santa Cruz do Sul

Colégio Marista Rosário — Porto Alegre

 

Escola particular

A maior média do Estado dentre as escolas particulares foi no Colégio Sinodal de São Leopoldo, no Vale dos Sinos. Estudantes tiveram média de 657,47 na prova objetiva e 801,4 na redação.

Em Porto Alegre, a instituição privada com melhor desempenho no último Enem foi o Colégio Farroupilha, com média de 650,48 e 825,12 na redação.

 

As escolas privadas com maior média no Enem de 2019 no RS

Colégio Sinodal — São Leopoldo

Escola de Ensino Médio Riachuelo — Santa Maria

Colégio Farroupilha — Porto Alegre

Colégio João Paulo I — Porto Alegre

Colégio Leonardo da Vinci Beta — Porto Alegre

Colégio Riachuelo —Santa Maria

Colégio Mauá — Santa Cruz do Sul

Colégio Marista Rosário — Porto Alegre

Colégio Leonardo da Vinci Alfa — Porto Alegre

Sociedade Educacional Mario Quintana — Pelotas

 

 

* O Sepeense, com informações de GaúchaZH

 

 

Comments are closed.