Empresários de Santa Maria decidem retomar atividades na segunda-feira

0
118


 

Em reunião realizada neste sábado, com duração de três horas, no auditório da Câmara de Indústria de Santa Maria (Cacism), 12 entidades empresariais de Santa Maria decidiram retornar às atividades de forma escalonada na próxima segunda-feira.

Segundo a empresária Marli Rigo, presidente da Câmara de Dirigentes e Logistas de Santa Maria (CDL), a decisão foi comunicada ao vice-prefeito, Rodrigo Decimo, que participou do encontro acompanhando do Secretário de Desenvolvimento Ecômico e Inovação do municipío, Ewerton Falk. “É a união de vários segmentos, já que não aceitamos mais a atual situação”, destacou.

Segundo a empresária, uma escala foi definida para a reabertura do comércio a partir das 9h. Comércio em geral, incluindo as lojas de ruas, poderão funcionar até ás 19h; Shopping até ás 20h; Restaurantes e lancherias até às 18h; Industria até 17h; e Supermercados até 21h. ” A escala foi feita em virtude da circulação dos ônibus a fim de ocorrer aglomerações nas paradas”, afirmou Marli Rigo. “Iremos abrirar as portas com cogestão ou não”, reforçou o empresário Ademir da Costa, presidente do Sindilojas.

 

O que diz a Prefeitura de Santa Maria

“Mantendo a postura adotada desde o início desta pandemia com os mais diversos setores do Município, marcada pelo diálogo, a Prefeitura de Santa Maria esteve reunida, na manhã deste sábado (20), com representantes de 10 entidades empresariais de Santa Maria. Na ocasião, durante cerca de duas horas, o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, expuseram o posicionamento da gestão em relação aos mais recentes Decretos Estaduais que regram o funcionamento das atividades econômicas na pandemia. O encontro ocorreu na sede da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism).

No encontro, Decimo e Falk também comunicaram que Santa Maria irá aderir ao sistema de cogestão, que permite aos municípios adotarem regras da bandeira vermelha mesmo durante a vigência da bandeira preta em todo o Rio Grande do Sul. Entretanto, a adoção de regras mais flexíveis ainda não é possível porque, na noite de sexta-feira (19), uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado suspendeu o retorno da gestão compartilhada do Modelo de Distanciamento Controlado, como havia sido anunciado pelo governador Eduardo Leite no mesmo dia.

No entanto, a Prefeitura de Santa Maria defende o retorno das atividades do setor produtivo de forma segura e organizada, dentro dos preceitos legais. Ou seja, não apoiará o retorno mediante vigência da atual liminar concedida pela Justiça que proíbe flexibilizações na bandeira preta. Nesse sentido, a Administração Municipal aguardará possíveis desdobramentos na esfera judicial caso haja recurso por parte do Estado. A cogestão será adotada em Santa Maria, desde que dentro da lei.

A reunião deste sábado foi considerada positiva pela Prefeitura, que também pôde ouvir dos empresários quais são as principais demandas do setor produtivo no momento. Além disso, o vice-prefeito e o secretário de Desenvolvimento Econômico também já se reuniram com o Sindicato dos Comerciários, que representa os trabalhadores, assim como com os representantes dos shopping centers.”

 

 

Fonte: Correio do Povo/Renato Oliveira/Prefeitura de Santa Maria