Emater de Vila Nova do Sul realiza palestras sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar

0
48
Foto: divulgação

anuncios - materia


Foto: divulgação
Foto: divulgação

O escritório municipal da Emater/RS Ascar de Vila Nova do Sul tem desenvolvido nas associações rurais do município, um trabalho buscando fomentar os agricultores familiares a produzirem seus próprios alimentos, incentivando na implantação de pomares e hortas, na busca de segurança alimentar e qualidade de vida.

Consequentemente a produção destes alimentos e seus excedentes podem se tornar uma fonte de renda a estas famílias e, pensando nisto, os técnicos da Emater/RS vêm auxiliando na divulgação do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e realizando palestras de esclarecimento sobre o programa.

Recentemente aconteceu no dia 14 de julho, na Associação Rural Santa Terezinha e serão ofertadas para as demais associações rurais como pauta das reuniões mensais.

 

Sobre o programa

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

São atendidos pelo programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros.

Dos recursos financeiros repassados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) às entidades executoras, no mínimo, 30% (trinta por cento) devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios produzidos pelo agricultor familiar e pelo empreendedor familiar rural.

O controle social do Programa é exercido por meio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Sua constituição é condição para o recebimento dos recursos financeiros repassados pelo FNDE.

Mais informações nas secretarias municipais de educação e escritórios da Emater/RS.

 

 

* Emater

 

Guilherme Motta