DNIT anuncia funcionamento de radares eletrônicos em São Sepé

0
133
Foto: divulgação


 

Foto: arquivo

Por determinação judicial, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai priorizar a instalação de aproximadamente 1.140 radares eletrônicos nas rodovias federais do país, visando o controle de velocidade em faixas de tráfego com criticidade ‘média’, ‘alta’ e ‘muito alta’, os quais foram identificados em estudos realizados ainda em 2016.

Em São Sepé vão entrar em operação três radares na BR-392 (um controlador eletrônico de velocidade (pardal) no trevo do CIEP e dois redutores eletrônicos de velocidade na Vila Block). Em Vila Nova do Sul, na BR-290, estão previstos dois radares no Km 371 da rodovia. Em Caçapava do Sul, também na BR-290, serão instalados dois radares na Vila Progresso, além de outros dois controladores na BR-392 (Km 250). Na BR-392, em Santa Maria, serão quatro controladores. Dois no Km 347 e outros dois radares no Km 352.

O acordo judicial é fruto de extensa negociação e foi construído consensualmente pelo Ministério da Infraestrutura, DNIT e Ministério Público Federal, o que permitiu uma redução do quantitativo de radares, contemplando a instalação de equipamentos nos pontos mais sensíveis, prioritariamente em áreas urbanas. A implantação das faixas estabelecida no acordo busca também coerência com a disponibilidade orçamentária do DNIT para tal finalidade.

Em função do acordo, a partir de diretrizes atualizadas a serem estabelecidas pelos técnicos do Ministério da Infraestrutura, será realizado novo estudo para redimensionar a quantidade de radares, priorizando os trechos efetivamente necessários e considerando o caráter educativo dos equipamentos.