Dia do Psicólogo: pandemia reforçou a importância da profissão

0
184
Foto: divulgação/Gino Crescoli


 

Neste sábado, dia 27 de agosto, é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo, ocasião em que foi sancionada a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão e os cursos de Psicologia. Já a regulamentação da profissão veio em 21 de janeiro de 1964, pelo Decreto nº 53.464. Atualmente, devido aos reflexos da pandemia, o profissional da psicologia alçou um novo status na sociedade, visto as dificuldades emocionais que o isolamento social impôs à população, além do crescente interesse dos mais jovens em manter a saúde mental em dia.

“A pandemia da Covid-19 evidenciou as questões emocionais e sociais, convocando a psicologia a um protagonismo no enfrentamento da crise sanitária mundial. As psicólogas, em muitos espaços foram fundamentais para manter a qualidade de vida das pessoas, e colaboraram ativamente na organização do novo mundo. Como profissão, estivemos presentes nos hospitais, nas organizações, nas políticas públicas, nas escolas e também nos consultórios. Além disso, com o mundo inteiro relatando que a saúde emocional estava fragilizada, o estigma de buscar ajuda profissional foi sendo superado”, diz a psicóloga e professora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Eliana Sardi Bortolon.

Muito antes da Covid-19, o Brasil já figurava em uma lista da OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos países com maior índice de ansiedade do planeta; e como o país da América Latina onde mais há incidência de depressão.

O cenário social em que se apresentam dúvidas em relação a vida, os relacionamentos apresentam novas dificuldades. A convivência social, restrita pelo isolamento social imposto pela Pandemia, deixa consequências que agora precisam ser enfrentadas. No retorno à presencialidade, as questões emocionais vêm à tona, e novos desafios são colocados à Psicologia. As demandas pelo profissional da psicologia crescem, no aumento de pessoas que buscam atendimento, mas também nas instituições. Nas escolas, por exemplo, a presença do psicólogo se torna cada vez mais fundamental.

A seguir, confira quais são alguma das áreas da Psicologia em que é possível seguir depois de formado na Graduação, que dura, em média, cinco anos. Segundo o SINE – Site Nacional de Empregos, um psicólogo master que atua em grandes empresas pode receber salários médios de até R$ 7.313,91.

 

Avaliação psicológica

É o ponto de partida para qualquer tratamento, e abarca as consultas psicológicas que conhecemos popularmente, as chamadas “terapias”. Nessa área, o psicólogo pode atuar também realizando avaliação de potencial de atletas, voltado para a melhora de seu desempenho no esporte, ou para a obtenção de carteira de habilitação ou porte de armas, por exemplo.

 

Seleção e orientação profissional

Outra área de atuação muito forte para os psicólogos são os departamentos de recursos humanos de empresas. O trabalho de seleção, orientação e recrutamento é muito importante dentro das organizações, visto que uma contratação errônea, além de causar prejuízos financeiros, também pode alterar a cultura e o clima das equipes e times. A Psicologia organizacional e do trabalho oportuniza a organização do ambiente de trabalho, possibilitando melhoria do desempenho profissional e da qualidade de vida.

 

Orientação em hospitais e serviços de saúde

A Psicologia costuma ter bastante ligação com áreas da saúde como a Medicina e Farmácia, e por isso é muito comum a atuação desse profissional em ambientes como hospitais e asilos, dando apoio a idosos, mulheres em pré-natal e população em geral. O acompanhamento de pessoas em sofrimento psicológico grave e uso abusivo de álcool e outras drogas também conta com o trabalho da psicologia.

 

Assistência Social

A assistência social, com serviços públicos e privados, tem sido um dos principais locais de inserção do profissional da psicologia. Em função das normativas legais, a presença da psicologia se torna obrigatória, e se apresenta como um desafio profissional.

 

Rede Escolar e Educacional

Desde 2019, com a aprovação da Lei nº 13.935, que prevê que as redes públicas de Educação Básica contarão com serviços da Psicologia e do Serviço Social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, um novo campo se abre, e a psicologia se constrói em mais um espaço de trabalho.

 

Psicoterapia

O atendimento individual, familiar e em grupos ainda é um espaço fundamental do exercício profissional. Segundo o Conselho Federal de Psicologia, cerca de 80% dos psicólogos brasileiros exercem a psicoterapia.

A docente acrescenta quais qualidades um bom psicólogo deve ter. “As principais características para esse profissional são empatia e solidariedade com o próximo. Escuta atenta aos sujeitos, para identificar problemas e levantar questões que possam se orientadas a fim de melhorar as situações que afetam a saúde mental. Além disso, é preciso ser ético, e respeitar as normativas da profissão”, finaliza.

 

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

 

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site.