Dia de conscientização do autismo é celebrado em São Sepé

0
122


O Dia Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi comemorado em São Sepé na segunda-feira, 2, mesma data em que é celebrado o Dia Mundial.

Diversas atividades contemplaram a programação que serviu para alertar e debater sobre o tema. A data foi instituída a partir de um projeto criado pela vereadora Maria Silveira (PP) e pela primeira vez integrou o calendário oficial de eventos do município.

Durante o dia, foi realizada uma caminhada de conscientização com apoio das escolas estaduais e municipais, além de um pedágio solidário na entrada da cidade. Um grupo também participou do programa Espaço Livre da Rádio Cotrisel, explicando sobre o autismo e o trabalho que vem sendo desenvolvido no município. A campanha para alertar sobre os portadores do TEA teve início em 26 de março, com visitas às escolas.

Em São Sepé existe uma rede de suporte para as famílias que possuem pessoas com autismo. Um destes recursos, é a Associação dos Familiares e Amigos das Pessoas com Autismo de São Sepé (AFAPASS). Também foi criado um centro de atendimento, com atuação multifuncional que apoia as família, oferecendo atendimento especializado e oficinas terapêuticas.

De acordo com a vereadora Maria, a criação do centro possibilitou o desenvolvimento dos portadores de autismo com sua inclusão na sociedade. O Centro de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tem como mantenedora a Secretaria Municipal de Saúde e Educação e Cultura, que recebeu o nome de “Centro Municipal de Atendimento ao Autista Daniela Neves Righi”.

A vereadora também destaca que o próximo passo é a adesivação de estabelecimentos públicos e privados, do símbolo mundial da conscientização do TEA, informando o atendimento prioritário para quem é autista. “Muita gente desconhece o transtorno e não sabem da importância que é proteger essas pessoas, é fundamental que estas ações aconteçam para que todos se sintam inseridos e lutem pela causa”, afirmou Maria.

 

 

Fonte: A.I. Câmara de São Sepé