![](https://osepeense.com/wp-content/uploads/2024/09/HOSPICAR-NOTICIAS.png)
![](https://osepeense.com/wp-content/uploads/2024/04/valentim-1.jpg)
![](https://osepeense.com/wp-content/uploads/2024/08/CELETRO-720.png)
![](https://osepeense.com/wp-content/uploads/2024/09/WINT-NOTICIAS.png)
Os golpes pela internet têm sido uma preocupação constante do DetranRS, pois vêm crescendo e diversificando os casos na pandemia. Recentemente, a autarquia recebeu denúncias de supostas vendas de peças usadas em redes sociais como o marketplace, do Facebook, que nunca são entregues. Os criminosos utilizam o nome e até mesmo parte da razão social de Centros de Desmanches de Veículos credenciados (CDV) para aplicar os golpes.
Com o objetivo de coibir a venda ilegal e até mesmo o estelionato pelas redes, o DetranRS recomenda a busca no site oficial Peça Legal, no qual é possível consultar de forma simples o catálogo com cerca de 8 milhões de itens disponíveis nos quase 500 Centros de Desmanches credenciados no Estado. Todo o estoque é controlado por um sistema informatizado, que vincula a peça a um veículo específico registrado em nota fiscal.
Além do Peça Legal, também é possível consultar no site do DetranRS os locais de atendimento dos CDV. A autarquia alerta para sempre desconfiar de anúncios muito vantajosos e buscar nos canais oficiais quem realmente têm permissão para comercialização de peças, denunciando as páginas falsas e vendedores não credenciados. Esse tipo de ação ajuda a coibir crimes como estelionato e até mesmo de roubo e furto de veículos.
Fonte: Governo do RS
![](https://osepeense.com/wp-content/uploads/2024/10/carga-pesada-rodape.jpg)
![](https://osepeense.com/wp-content/uploads/2025/01/RODRIGAO.png)