Deputado trata da prorrogação do custeio agrícola do arroz e soja com presidente da Caixa

cabeçalho_anuncio


Foto: divulgação

Foto: divulgação

O deputado federal Afonso Hamm participou de reunião na terça-feira, 30, com o presidente da Caixa Federal, Gilberto Occhi, em Brasília. Em pauta, a prorrogação de custeio agrícola dos produtores de soja e arroz. O parlamentar recebeu a demanda da Associação dos Agricultores de Dom Pedrito, tendo em vista que os agricultores estão enfrentando impasses na execução das renegociações dos custeios da safra da soja e do arroz, junto à Caixa Econômica Federal, das safras 2014/2015 e 2015/2016 e, também em relação aos investimentos para o setor.

Hamm argumenta sobre a importância da Caixa agilizar a prorrogação dos pagamentos dos financiamentos dos produtores que comprovarem perdas em suas lavouras, decorrentes do excesso de chuva durante a safra.

Conforme o presidente da Associação, Jair Rossato e o diretor Cristiano Vargas Cabreira, ao longo das últimas safras, os agricultores enfrentaram inúmeras dificuldades, sejam por natureza climática, comercial e/ou jurídica, o que minimiza aos resultados econômicos e financeiros dos produtores rurais, afetando diretamente a economia. Na safra de 2015/2016, com o voto do Conselho Monetário Nacional (CMN), foi autorizada as prorrogações pelas resoluções 4504 para o arroz e 4508 para a soja. Esse assunto teve especial atenção do deputado Afonso Hamm durante audiências nos órgãos competentes e também com a realização de audiência pública na Fenarroz.

Durante a reunião, o ministro informou que a Caixa está empenhada em analisar os pleitos de prorrogação do arroz e da soja, em especial do sul do país. Ainda relatou que está sendo realizada uma força-tarefa para analisar os contratos. Na oportunidade, Hamm agendou uma nova rodada de negociações junto aos agricultores e representantes da Caixa, de Brasília, durante a Expointer/RS, que será realizada nesta semana. O encontro também contou com a presença do vice-presidente de Negócios, Fábio Lenza, Superintendente do Agronegócio, Marcio Recalde e o gerente nacional, Luiz Roberto Caires.

 

 

* A.I. Afonso Hamm

 

Guilherme Motta

Comments are closed.