Defesa Civil apoia municípios afetados pela chuva em todo o Estado

0
358
Foto: reprodução


 

A Casa Militar – subchefia de Proteção e Defesa Civil informa que, desde terça-feira (11), está atuando em apoio aos municípios, especialmente aqueles atingidos pelas chuvas e consequentes transtornos da última madrugada. Desde o início da previsão meteorológica, a equipe já contava com medidas de prevenção, preparação e mitigação quanto ao evento.

As coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil já reportaram alguns danos relacionados à queda de granizo, vendavais e enxurradas. As equipes do Estado seguem atuando em apoio às comunidades atingidas e às prefeituras para o levantamento dos locais afetados e a avaliação da extensão dos danos.

Uma equipe da Defesa Civil estadual está em deslocamento para a região Centro Serra, junto ao município de Sobradinho, a partir de onde fará o atendimento dos municípios de toda a região, que foi bastante afetada.

A equipe da Sala de Situação e do Centro de Operações da Defesa Civil estadual seguem monitorando o avanço da zona de baixa pressão que vem provocando chuvas intensas, granizo e vendavais. Além disso, permanece emitindo alertas à população quando são identificadas potenciais fontes de risco.

Os esforços do Estado articulados pela Defesa Civil mobilizam a atuação transversal de todas as secretarias – e, em especial, das forças de resposta, que são o Corpo de Bombeiros Militar e a Brigada Militar, nas ações de socorro às pessoas atingidas.

A orientação é de que as pessoas se protejam, busquem informações junto à Defesa Civil de seu município e sigam as orientações – especialmente quem moram em áreas de risco, como nas proximidades de rios e em encostas com risco de desmoronamento.

Durante a vigência dos alertas, a recomendação é de que as pessoas permaneçam em casa, se possível. Assim, evita-se a exposição a situações de risco.

Para receber os alertas relacionados à sua região, envie um SMS com o número de seu CEP para o telefone 40199.