Criminosos se passam por juízes para dar golpe em empresas de transporte

0
74


 

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul publicou um informativo que aborda um golpe que vem sendo aplicado por estelionatários no estado. A medida envolve o poder judiciário e tem como foco prefeituras e transportadores.

De acordo com o alerta publicado, os criminosos se fazem passar por magistrados que entram em contato com prefeituras ou secretarias para acessar informações sobre prestadores de serviço de transporte terceirizado. Com os dados das empresas, é feito contato solicitando o serviço para transporte dos juízes mediante depósito bancário na conta das empresas vítimas.

Momentos depois os golpistas, ainda na condição de juízes, retornam contato com as empresas alegando que o depósito (com comprovante falso) foi feito em valor maior requerendo, então, a devolução. A ação se baseia na credibilidade que os juízes tem nas comunidade e levam as empresas a fazer pagamento de valores supostamente pagos a mais.

O Juiz de Direito Francisco Schuh Beck, Diretor do Foro da Comarca de São Sepé, alertou para o golpe e salientou que via de regra os deslocamento dos juízes ocorre em veículos particulares.

Apesar do golpe ter sido registrado em cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina ainda em 2019, novos casos foram percebidos em cidades como Caçapava do Sul e Piratini. A situação continua sendo investigada e monitorada pela Polícia Civil e pelo serviço de inteligência do Poder Judiciário.