Cotrisel aprimora conhecimentos sobre auditoria e controle em missão na Alemanha

0
55

cabecalho-site


Uma comitiva de cooperativistas do Rio Grande do Sul participa desde sábado de missão técnica na Alemanha, para aprimorar conhecimentos em controle, auditoria e melhoria no processo de gestão. Entre as participantes está a Cooperativa Tritícola Sepeense (Cotrisel). O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, viajou à Europa a convite do Sistema Ocergs-Sescoop/RS (Sindicato e Organização das Cooperativas do RS).

O Sescoop mantém convênio de cooperação com o Ministério de Agricultura e Alimentação da Alemanha executado pela DGRV (Confederação Alemã de Cooperativas). O projeto visa fortalecer as capacidades das cooperativas agropecuárias, apoiando o desenvolvimento e o processo de reestruturação em curso no setor. Umas das áreas de atuação são melhorias da auditoria interna.

A parceria institucional começou pelo setor das cooperativas agropecuárias, com 160 entidades, que contam com aproximadamente 270 mil produtores rurais associados – responsáveis por 50% do valor da produção agropecuária e participação no mercado de cerca de 50% no setor de laticínios, 30% na vitivinicultura, 40% no setor de grãos e soja e 15% no de produção de carne.

Com a cooperação, o sistema cooperativo amplia sua possibilidade de assessorar e atender às cooperativas agrícolas, qualificar funcionários e melhorar as estruturas. Com isso, as cooperativas devem se tornar mais eficientes e conseguir, a longo prazo, oferecer serviços competitivos para as propriedades rurais associadas.

As áreas de atuação abrangem qualificação de técnicos e lideranças, bem como o desenvolvimento de recursos humanos de acordo com as necessidades reais; melhoria das auditorias interna e externa e qualificação dos auditores; fortalecimento da intercooperação entre as cooperativas no Rio Grande do Sul e promoção de contatos e relações econômicas com organizações alemãs.

A missão técnica começou no dia 12 e prossegue até o dia 21, com a participação de 14 pessoas, entre representantes do governo do Estado, Sescoop Nacional e Sescoop/RS, cooperativas Coasa, Cotrisal, Cotribá, Piá, Coopermil, Coagrisol, Coviga e Cotrisel.

 

 

* Ascom SDR

 

Guilherme Motta