Confirmada primeira morte por Gripe A em Santa Maria


 

O último boletim de Influenza, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), apontou o primeiro caso de morte por Influenza A (H1N1) em Santa Maria.

De acordo com a SES, trata-se de uma idosa de 61 anos que estava internada no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e que chegou a ser transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 20 de julho, mas que morreu no dia 25 do mesmo mês.

Conforme a assessoria de comunicação da pasta, a paciente possuía uma doença cardiovascular crônica, era diabética e não tinha se vacinado contra a gripe neste ano. O resultado do exame deu positivo para Influenza A (H1N1). Esse é o segundo caso confirmado de Gripe A na cidade. O primeiro foi de uma criança de 3 meses, que chegou a ficar internada, mas recebeu alta posteriormente.

Além de Santa Maria, outro município da região também apresenta casos confirmados de gripe: conforme o documento do governo do Estado, São Gabriel possui, até agora, quatro casos registrados de H1N1 e um caso de H3N2, tendo um desses resultado na morte de um idoso de 71 anos, no dia 11 de maio.

Apenas casos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (em que o paciente é hospitalizado com quadro febril, tosse ou dor de garganta e dificuldade respiratória, com suporte de oxigênio) são notificados.

Depois que o paciente tem o diagnóstico de Gripe A, os órgãos de saúde são notificados. Após a realização de novos exames, é o Centro Estadual de Vigilância em Saúde e a Coordenadoria Regional de Saúde que vão confirmar o caso ou descartar a suspeita.

 

 

Fonte: Diário de Santa Maria

 

 

Comments are closed.