Com obras atrasadas, empresa promete concluir creche do Bairro Lôndero

0
143

ppci - resfria - popular


creche bairro lôndero
Foto: Bruno Garcia/arquivo

Um cronograma para a conclusão de mais 12 escolas de educação infantil no RS foi apresentado na última semana para a direção da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Com obras atrasadas, a creche do Bairro Lôndero, em São Sepé, está prevista para ser concluída ainda este ano. A informação foi confirmada pelo prefeito Léo Girardello que em janeiro deste ano participou de um encontro entre prefeitos e secretários municipais de educação. A expectativa é que as obras sejam retomadas entre 18 e 25 de abril.

O calendário foi elaborado pela empresa Artecola, detentora de 74% das ações da MVC. Em janeiro de 2016, o grupo empresarial já havia atendido pedido da Federação e concordado em terminar a construção de outras 17 unidades. “A Famurs tem se empenhado para garantir que as obras sejam concluídas. A nossa prioridade é garantir vagas para as crianças”, explica o presidente da Federação, Luiz Carlos Folador. Conforme o planejamento, as 29 creches devem estar prontas até dezembro deste ano.

De acordo com a Famurs, a Artecola assumiu a negociação com as prefeituras no início deste ano, após tentativas frustradas de acordo com a construtora MVC para retomada das obras abandonadas. Vencedora de licitação do Ministério da Educação para construir 208 creches no Rio Grande do Sul, a MVC concluiu apenas quatro unidades até janeiro de 2016. A construção das escolas é uma etapa importante no processo de universalização do acesso à pré-escola. Conforme meta do Plano Nacional de Educação, municípios devem disponibilizar vagas para todas crianças entre 4 e 5 anos até 2016.

Em São Sepé, o atendimento será para pelo menos 120 alunos por turno, fator que deve desafogar a alta demanda por vagas em escolas públicas de ensino infantil no município.

famurs creche
Foto: Débora Szczesny

 

 

Guilherme Motta