Com casa prestes a desabar, moradora de São Sepé quer ajuda da comunidade

0
208
Fotos: Bruno Garcia


Fotos: Bruno Garcia

O caso de uma moradora do Bairro Lili que está com a casa prestes a desabar comoveu um grupo de pessoas nesta semana, em São Sepé. Na última quarta-feira, 21, o vereador Paulo Nunes esteve acompanhado de assessores verificando de perto a situação para ver o que podia ser feito para que a moradora voltasse a viver com dignidade. As tábuas podres, principalmente na frente do imóvel, colocam em risco a segurança do local.

A casa de madeira, que fica na Rua Conceição Curto, nos fundos do centro de reciclagem do Bairro Lôndero, está em estado precário. No local mora a Dona Maria da Graça Pereira, o esposo dela, Marino Aires Bitencourt, além de mais quatro pessoas.

Dona Maria conta que a casa está prestes a desabar. Ela relata que nas paredes e na base da casa existem frestas que possibilitam a entrada do frio no inverno, e de cobras, ratos e baratas o ano inteiro. No quarto onde o casal dorme mais problemas. Uma estrutura de madeira que serve para dar sustentação ao telhado precisou ser atada com um arame porque ameaçava cair. Além disso a residência não tem piso e os seis moradores precisam morar no improviso enquanto uma solução não é definitivamente acertada.

“A minha casa vai cair. Estamos vivendo no improviso e não temos condições de fazer uma casa nova. Fui contemplada com uma casa popular no loteamento novo ao lado do cemitério, mas a minha casa sequer foi construída ainda”, relata Dona Maria que mora há cerca de 20 anos no Bairro Lili.

Para que os seis moradores daquela casa vivam com mais dignidade e a vida da Dona Maria e do Seu Marino sejam transformadas, uma rede de solidariedade está sendo organizada, através do movimento “Recicla São Sepé”. O grupo liderado por Paulo Nunes está arrecadando materiais de construção como tijolos, cimento, areia, pedras de obra, telhas, madeiras ou até dinheiro para compra dos materiais. Além disso o funcionário público aposentado Nelson Ineu deu orientação aos moradores da casa para que plantem árvores frutíferas no local, já que uma sanga com esgoto a céu aberto passa ao lado do imóvel.

Segundo Rodrigo Ferreira, que está engajado na campanha junto com o vereador, qualquer ajuda é bem-vinda e um pedreiro já se ofereceu para construir a casa gratuitamente.

Quem quiser colaborar com dinheiro ou materiais de construção deve entrar em contato pelo telefone (55) 9 9716-0927 (Rodrigo Ferreira) ou (55) 9 9657-3192 (Paulo Nunes).

Frestas no banheiro permitem entrada de cobras, ratos e baratas.