Com 100% de lotação, Hospital de Caridade não receberá pacientes da região

0
80


 

O número de hospitalizações para casos de Covid-19 chegou a 100% no Hospital de Caridade em Santa Maria. Além da lotação de leitos UTI Covid-19, o número de leitos clínicos também está no limite. As informações são do Diário de Santa Maria

Na quinta-feira, haviam dois, na sexta, estão preenchidos. Com a piora, o diretor técnico do Caridade, Luís Gustavo Thomé, junto com a médica infectologista Jane Costa, diretora clínica e o provedor da instituição, Pio Trevisan, reuniu representantes de outros hospitais privados para alertar sobre a situação e estudar alternativas.

Representantes da Unimed, Hospital da Brigada Militar e Hospital Geral do Exército participaram. O Caridade pediu ajuda desses hospitais e deve ainda procurar responsáveis do Hospital São Francisco para pedir auxílio.

Na ocasião, Thomé anunciou medidas mais severas diante do cenário: o Caridade não deve receber pacientes de outras cidades enquanto estiver cheio, com exceção de casos pontuais. As cirurgias eletivas serão remarcadas. Ele citou que com os leitos clínicos de Covid-19 lotados, há a possibilidade de os casos ficarem mais graves e não haver UTI suficiente e não descarta a possibilidade de novos pacientes ficarem sem leitos de UTI se nenhuma medida for tomada.

“Esse é o pior momento da pandemia, ainda não tínhamos vivenciado nada parecido”, desabafou Thomé, que não segurou o choro de preocupação.

Em três dias, o Caridade recebeu 35 novos pacientes, todos nas áreas de Covid-19. Na segunda foram 11 novos pacientes e na terça, 14. Na quinta-feira mais 10 pessoas internaram.

 

Hospital Regional

Pela segunda vez em uma semana, o Hospital Regional chegou a 100% de lotação na UTI na quinta-feira. Na manhã de sexta, permanecia operando com a capacidade máxima.

No total de internações (somando Covid-19 e outras doenças) Santa Maria e o Estado registraram recordes. Na cidade, o número é maior do que em 31 de dezembro, quando tinha chegado ao número máximo, e no Estado supera 25 de dezembro, também superando o histórico desde o começo da pandemia.

 

 

Fonte: DSM