Câmara de Vereadores homenageia João Luiz Vargas

0
117

guilherme PPCI ok


joao luiz dia do gaucho (1)

Um almoço no CTG Pingo Amigo, no dia 20 de setembro, marcou a homenagem da Câmara de Vereadores a João Luiz Vargas, autor da Lei Estadual PEC 41/1995, que instituiu o feriado do dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho. A moção, de autoria do vereador Onéssimo Curto e da bancada do PDT, foi entregue em clima festivo junto com os demais vereadores do Legislativo.

“Antigamente, quando o 20 de setembro não era feriado, alguns municípios acabavam não destacando o momento para homenagear a história do Estado, nossos ideais, nossas lutas. Quando morei na Bahia, em 2004, sempre lembrava com saudade da nossa tradição”, disse o vereador Paulo Nunes.

joao luiz dia do gaucho (3)

Em seu pronunciamento, o vereador Luciano Nágera lembrou que devem ser reconhecidas sempre as figuras que ajudam a construir a história do Estado.

“Eu, por exemplo, não era sabedor que esse relevante feito, de homenagear o Dia do Gaúcho, tinha sido uma ideia de um sepeense, o nosso querido João Luiz”, destacou o vereador.

Para os vereadores Marco Filipini e João Otávio, o motivo da moção já deveria ter acontecido há tempo. “Imagina que levamos 20 anos para prestarmos essa homenagem. João Luiz, nosso amigo e que está perto acaba sendo lembrado em outras tantas cidades, e nós acabamos deixando as homenagens para outros momentos”, reconheceu, em sua fala, o vereador João Otávio.

Jorge Copês, que além de vereador é da patronagem do CTG Pingo Amigo, lembrou que o momento tem grande significado: “Quantos CTG’s, quanta gente do tradicionalismo, quantos folcloristas queriam estar com o nosso homenageado hoje, 20 de setembro, dia que só voltou a ter significado depois da Lei que um sepeense criou”, frisou.
Em sua manifestação, o autor da moção, Onéssimo Curto, agradeceu a oportunidade e disse que as pessoas devem ser reconhecidas por seus feitos em vida.

“Não podemos deixar a história passar e não marcarmos nossa posição de reconhecimento pela importante homenagem que João Luiz fez ao Movimento Tradicionalista, quando apresentou esse projeto, que virou lei, instituindo o Dia do Gaúcho. Não há uma ponta do Estado em que o dia não seja lembrado pela sua importância na nossa história”, falou.

O homenageado João Luiz Vargas explicou os motivos que levaram a apresentar o projeto de Lei, que foi aprovado pela maioria dos deputados estaduais.

“A história do Estado, naquela época, estava sendo aos poucos apagada das comemorações, da mídia.

A proposta da criação do feriado foi para que as pessoas, as prefeituras, as escolas, as instituições pudessem ter uma data em comum para prestarem suas homenagens ao gaúcho. Nesses 20 anos muita coisa evoluiu. Hoje sabemos que a história do RS está sempre viva na vida dos gaúchos”, concluiu.

O evento ainda contou com uma declamação da prenda mirim do CTG Pingo Amigo e com a distribuição de um folder onde consta a lei e parte da história de sua criação.

joao luiz dia do gaucho (2)joao luiz dia do gaucho (1)

 

Fotos: Divulgação

Scherer imóveis igor