Câmara de São Sepé homenageou quatro personalidades durante Sessão Solene

0
133

ppci - resfria - popular


sessao solene camara

A Sessão Solene em homenagem aos 140 anos de São Sepé agraciou quatro personalidades naturais e adotadas pela cidade na noite da última quinta-feira, 28 de abril, na Câmara de Vereadores. A cerimônia contou com a presença do prefeito Léo Girardello, do Juiz Leandro Preci e do Comandante do 4º Comando Regional de Bombeiros de Santa Maria, tenente-coronel Luís Marcelo Gonçalves Maya, entre outras autoridades.

A Medalha Sepé Tiaraju foi entregue ao Sargento José Antônio Alves, indicação do vereador Marco Filipini e a Medalha Diego Veiga de Segurança Pública foi entregue ao policial militar Vanderlei Gonçalves Aires por indicação do vereador Kéio Santos. Também foram agraciados com o Título de Cidadão Sepeense os empresários João Vicente Dotto e Neymar Kurtz da Silva.

Foi ainda a primeira vez que a Medalha Diego Veiga, em memória ao policial civil sepeense morto em serviço durante assalto em 2011, foi entregue para um destaque em Segurança Pública do município. Em momento simbólico, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Onéssimo Curto, entregou um exemplar da Medalha a Laura e Arthur, filhos do policial. O decreto nº 05/2012 Instituindo a Medalha Diego Veiga é de autoria do ex-vereador Lucas Paulesky.

O presidente lembrou que o Poder Legislativo tem como atribuições fiscalizar o Executivo, criar leis, e, entre outras coisas, homenagear pessoas que prestam serviços à comunidade. “Temos orgulho de trazer ao Plenário a biografia destas figuras cujas missões em nossa comunidade transcendem o título de cidadão. Sendo o Legislativo parte da estrutura institucional de um município, nada mais justo que trazermos os exemplos destes sepeenses de coração ou de nascimento”, disse.

O tenente-coronel Maya, que representou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul Adriano Krukoski Ferreira, falou da felicidade de ver três nomes da área de Segurança Pública sendo lembrados em um mesmo evento, dois dos homenageados e ainda Diego Veiga, através da honraria intitulada com seu nome. “Percebemos o carinho desta comunidade com o colega que tombou em serviço. A Brigada Militar e os Bombeiros não trabalham por reconhecimento. Não existe declaração de amor maior que dedicar a vida ao trabalho e é muito bom quando essa história de amor é correspondida”, declarou.

O prefeito Léo Girardello, que como dois dos homenageados não é natural de São Sepé, disse que a cidade é especial por acolher quem vem de fora: “Hoje não me sinto mais um forasteiro. Assim como o Dotto e Neymar, fui me tornando parte da cidade. Acho importante que possamos agraciar as pessoas que aqui chegaram e ajudaram a desenvolver nosso município”, declarou.

No dia 29 ocorreu o descerramento da placa com o nome de Dr. Sydney Fernandes Pires ao posto do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) Lôndero. O projeto atribuindo o nome do ex-médico ao prédio é do vereador Gilvane Moreira (PP), em coautoria com o vereador Kéio Santos (SD), e foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores do dia 26 de abril.

 

Agraciados

Medalha Sepé Tiaraju

José Antônio Alves

Indicação: vereador Marco Filipini (PMDB)

Nascido em São Sepé, no dia 1° de junho de 1953, ingressou na Brigada Militar em 18 de abril de 1978. Serviu no 4° Regimento de Policia Montada “Regimento Bento Gonçalves” de 1978 a 1982 em Porto Alegre. No 4° Grupamento de Incêndio, de 1982 a 1990 em São Gabriel, 5ª Seção de Combate a Incêndio de 1990 a 1994 em Uruguaiana. Em 1994 voltou para São Gabriel onde ficou até 31 de outubro de 1998, quando foi transferido para o 10° Comando Regional de Bombeiros de Uruguaiana onde permaneceu até 31 de outubro de 2015. Atualmente atua no Comando dos Bombeiros Militares em Porto Alegre.

Paralela à vida profissional, Alves já se envolveu com diversas causas sociais na área da segurança pública. Recebeu Comenda do Comando de Bombeiros da Brigada Militar, Diploma de reconhecimento de bons serviços prestados à comunidade de Uruguaiana e ainda colaborou com o projeto social Bombeiro Mirim e outras iniciativas na área esportiva daquele município. Foi ainda árbitro de jogos de Futebol de Salão com policiais militares de outros países.

 

Medalha Diego Veiga

Vanderlei Gonçalves Aires

Indicação: Mesa Diretiva – vereadores Kéio Santos (SD), Eto Vargas (PP), Nassif Schmidt (PDT) e Jorge Copês (PSDB)

Nascido em São Sepé, no dia 8 de setembro de 1968, filho de João Manoel Aires e Maria Martina Gonçalves Aires, casado com Cristiane Aparecida Silveira Aires e pai de Gabriélle Silveira Aires. Ingressou no curso de formação de soldados da Brigada Militar em 15 de agosto de 1991, no município de São Sepé, onde atua até os dias de hoje. Em sua carreira como policial militar, trabalhou no policiamento ostensivo urbano e rural, sendo por diversas vezes integrante da PATAMO (Patrulha Tático Móvel). Integrou e comandou a Patrulha Rural do município, participando de diversas operações policiais e militares. Atuou na Força Tarefa das Casas Prisionais do Rio Grande do Sul, sendo integrante do GAM (Grupo de Apoio e Movimentação) do Presidio central de Porto Alegre.

 

Título de Cidadão Sepeense

Neymar Kurtz da Silva

Indicação: Mesa Diretora da Casa

Nascido em Formigueiro no dia 29 de agosto de 1934, Neymar Kurtz da Silva, cursou as séries iniciais em Formigueiro e mais tarde foi para o atual Colégio Marista de Santa Maria. Em julho de 1967 veio para São Sepé para que as filhas continuassem seus estudos. Quando chegou era agricultor e mais tarde tornou-se empresário do comércio de bebidas, ramo onde permaneceu por mais de 30 anos. Hoje é aposentado.

Neymar é casado há 61 anos com Zani Brum da Silva e tem duas filhas, Carmem Lucia e Dulce Helena além de cinco netos e um bisneto. Dona Zani é sócia fundadora da Loja Portinhola junto com a filha Carmem Lúcia.

Na vida pública, Neymar atuou em causas sociais junto ao Rotary Club de São Sepé, onde foi sócio fundador, e junto ao Hospital Santo Antônio como membro da diretoria por duas gestões. Também foi convidado para ingressar na Maçonaria, no ano de 1983. No dia 09 de abril de daquele ano foi iniciado na Loja Rocha Negra número 01 de São Gabriel. Começou a atuar na Loja Maçônica número 64 em São Sepé logo a seguir. Em 25 de novembro de 1996 foi nomeado Venerável Mestre.

Fez parte ainda das patronagens dos CTG’s Índio Sepé e Os Maragatos por várias gestões. Hoje é sócio remido de cinco entidades sociais da cidade.

 

Título de Cidadão Sepeense

João Vicente Dotto Machado

Indicação: vereador Eto Vargas (PP)

Nascido em 02 de fevereiro de 1963 em São Gabriel, João Vicente Dotto Machado é filho de Pinheiro de Souza e Odetis Dotto Machado. Casado com Paula Vicentina Ferreira Machado, atual Secretária Municipal de Educação, teve dois filhos: Lucas e Matheus (In memorian).

Sua formação é de Técnico Agrícola, e atua como empresário e agropecuarista. João Vicente chegou em São Sepé em 1985, onde abriu a empresa Agrosul, hoje com o nome de Coopersepé Insumos Agrícolas. A empresa possui filial em Bagé onde conta com clientes locais e da região da Fronteira. Recentemente adquiriu a empresa Luna Aviação Agrícola, que possui hoje três aviões agrícolas para atender agricultores de São Sepé e região. Juntas as empresas geram 45 empregos diretos.

Como agricultor, produz mais de 1300 hectares de arroz e soja e tem uma propriedade em Lavras do Sul onde desenvolve a atividade pecuária.

Na área social atuou junto a Paróquia local por cinco anos como festeiro da Festa do Divino, o tradicional evento beneficente da Igreja Nossa Senhora das Mercês. Também é presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – São Sepé (APAE), posição que já ocupou por diversos anos.

É piloto de destaque Gaúcho e Regional de Automobilismo desde 2008. Foi campeão em Caçapava do Sul no Campeonato Noturno nos últimos dois anos e Campeão Regional por 2 anos, além de ter sido Campeão Gaúcho nos últimos 5 anos. Este ano participa da 6ª etapa estadual iniciando a temporada com vitória.

 

 

Fonte: A.I. Câmara de Vereadores

 

Guilherme Motta