Câmara de São Sepé aprova projeto que institui programa de fornecimento de absorventes nas escolas

0
67


 

 

Foi aprovado na sessão ordinária de terça-feira, 27, o PL 040 de autoria do vereador Matheus Leão (PDT), que cria em São Sepé o programa de fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas do município.

A proposta apresentada por Leão em plenário teve aval unânime dos vereadores que destacaram a proposição como sendo de relevância social. De acordo com o projeto, a ideia é que o Executivo crie após a sanção da lei pelo prefeito João Luiz, o programa para atender essa necessidade e garantir o acesso de item básico de higiene as alunas carentes do município. No PL consta ainda diretrizes para desenvolver ações que visam abordar esse tema nas escolas, protegendo a saúde da mulher para ampliar os conhecimentos e desmistificar a questão, que ainda é considerada um tabu na sociedade.

Em sua fala, o vereador Matheus trouxe a plenário um estudo feito neste ano pelo Levantamento Nacional Inédito coordenado pela antropóloga Mirian Goldemberg, que entrevistou mulheres entre 16 a 29 anos, onde mostra que uma em cada quatro jovens já faltou à aula por não poder comprar absorventes, causando uma sensação de insegurança e de vergonha, pois muitas das entrevistadas relataram medo de expor a realidade.

A pesquisa destaca, ainda, o termo “pobreza menstrual”, como sendo uma referência a situação que as meninas são expostas. O termo surge com a proposta de debater os efeitos que a falta de saneamento básico, de dinheiro e de acesso aos absorventes causam à saúde e no dia-a-dia da mulher, especialmente nas adolescentes que precisam ter orientações a cerca do tema. “Esse projeto é pensado para atender uma carência da nossa sociedade, para cuidar das mulheres e também para evitar a evasão escolar”, destacou o vereador.

 

 

Fonte: A.I. Câmara de São Sepé