Associação Sepeense de Ovinocultores recebe máquina de tosquia

0
53
Foto: divulgação


Através de um comodato entre a Associação Sepeense de Ovinocultores (ASO) e a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), foi recebida pela ASO, para utilização pelos associados, uma máquina de tosquia Tally Hi.

O equipamento foi entregue na última terça-feira, 20, na sede da ARCO, em Bagé, pelo técnico da instituição, zootecnista responsável pelo setor de lã, Leonardo Santos Farion, aos membros da diretoria da ASO acompanhados pela médica veterinária, extensionista rural da Emater/RS-Ascar de São Sepé, Lilian Varini Ceolin.

Foto: divulgação

A máquina deverá ser utilizada, exclusivamente, por sócios da ASO, no programa de expansão da esquila Tally Hi, sendo que o programa é composto pelas seguintes etapas: curso de manutenção e manejo do material utilizados pelas máquinas para esquila; curso e treinamento dos esquiladores e curso com 40 horas práticas de esquila do método Tally Hi, onde os participantes deverão praticar no mínimo em 40 animais.

Uma das vantagens da esquila Tally Hi é a maior rapidez com que o animal é esquilado, além do conforto para os animais e facilidade ao esquilador, que conclui em até cinco vezes mais rápido que a esquila com tesoura e não necessita amarrar o animal. Isso resulta em uma melhor qualidade da lã tosquiada, aumentando seu aproveitamento pela indústria, sendo altamente recomendada na tosquia pré-parto.

A tosquia pré-parto é a de retirada da lã de 30 a 40 dias antes de a ovelha parir, que diminui a mortalidade de cordeiros, aumenta o ganho de peso no terço final da gestação e torna desnecessária a limpeza de úberes, além do maior peso de cordeiros no momento do desmame. No entanto, os produtores devem utilizar capas protetoras ou abrigos para evitar perdas de animais pelo frio excessivo e umidade.

 

 

* Emater