Assinado convênio para instalação de fábrica de calçamento no presídio de Caçapava do Sul

0
44


O prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, esteve segunda-feira, 22, na Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), em Porto Alegre, para assinar, junto a superintendente Anne Stock, o convênio entre o Município de Caçapava do Sul, a Susepe e o Judiciário, para a instalação da fábrica de Calçamento no Presídio Estadual de Caçapava do Sul.

No mês passado o prefeito já havia se reunido no Fórum de Caçapava do Sul com a superintendente, a juíza Paula Maurícia Brun; o promotor de Justiça Diogo Taborda; o diretor do Presídio Estadual de Caçapava do Sul, Daniel Aquino, e com membros do Conselho da Comunidade para tratar da parceria.

O intuito do projeto é a instalação de uma fábrica de calçamento numa área dentro do presídio, cuja população carcerária é de mais de 60 presos, e usar mão de obra dos apenados: os do regime fechado trabalhariam na fabricação do calçamento, enquanto os do regime semiaberto prestariam o serviço de colocação deste calçamento.

“Seria uma forma de ressocializá-los, de ensiná-los uma nova profissão, que pode ajudá-los na recolocação no mercado de trabalho no término da pena, seja em construtoras ou mesmo cooperativas, e deles poderem se sentir mais úteis e colaborar com o município e suas famílias”, completou o prefeito, que é servidor público da área de segurança pública.

Sobre o projeto de instalação da fábrica, a compra do maquinário (betoneiras, mesa vibratória, pás, formas, carrinho de mão e demais equipamentos) será feita pelo Judiciário através da Verba da VEC, assim como também da reforma de espaço, dentro do presídio, para a instalação da empresa de calçamento. O município fornecerá o material (areia, cal, pedras) para a produção do calçamento, que servirá para calçar bairros e vilas.

 

 

Fonte: A.I. Prefeitura de Caçapava do Sul