Após 10 dias sem luz, moradores do interior de São Sepé têm energia religada

0
106

ppci - resfria - popular


66fcf041-f4b3-4bcc-8f7f-c01852e1070e-2

Depois de 10 dias sem energia elétrica, moradores do Terceiro Distrito de São Sepé, próximo à divisa com Cachoeira do Sul, tiveram a luz restabelecida. O serviço foi normalizado por volta das 15h30min deste sábado, 7, na localidade da Barragem e na região do Corredor dos Finger.

Uma das moradoras disse que os produtores rurais chegaram a enfrentar prejuízos, já que pelo menos cinco secadeiras de arroz ficaram paradas em plena época de safra. Para manter o trabalho em dia e não perder a produção, os produtores da região tiveram que recorrer a geradores. Os agricultores Ezequiel Oliveira, Dirlei Antônio Oliveira e Argeu Leal dos Santos tiveram que acionar uma empresa de Canoas especializada nesse tipo de equipamento. O custo diário com gerador, aliado ao óleo diesel, girou em torno dos R$ 1.800,00 para cada produtor.

Os moradores afetados reclamaram da demora no restabelecimento da energia e em não conseguir contato através do 0800 da AES Sul. “É uma falta de respeito, foram 10 dias de tortura. Ficamos com cinco secadeiras paradas, sem falar que perdemos alimentos”, destaca a moradora Flaiane Almansa.

Em contato com a AES Sul nesta semana, nossa reportagem foi informada que a demora no restabelecimento da energia ocorreu em razão de o nível do Rio Vacacaí ter demorado para baixar e as equipes não estavam conseguindo acessar o local. Outro fator foi a necessidade de a empresa ter de construir uma nova rede fora do ponto de alague, já que a correnteza levou embora parte da estrutura.

Os produtores da região alegam que a rede é antiga e não tem recebido a manutenção necessária. Problemas semelhantes ocorreram em outubro do ano passado, quando o abastecimento foi interrompido por quase um mês. Os afetados com os transtornos dizem que irão recorrer aos órgãos reguladores e ao Ministério Público.

 

 

 

Guilherme Motta